O ASSUNTO É

Petrobras anuncia nova política de preços para combustíveis

Publicado em

Uma nova política de preços para os combustíveis derivados do petróleo foi anunciada pela Petrobras nesta terça-feira (16). Na medida estão inclusos o diesel e a gasolina. Também foi estabelecido o fim do atual modelo do Preço de Paridade de Importação (PPI), que vincula as tarifas à flutuação do valor praticado no mercado internacional.

No comunicado, a estatal descreve que “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

Outro ponto destaca no texto que, a estratégia comercial usa referências de mercado como: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação; e o valor marginal para a Petrobras.

No entanto, cabe ressaltar que, segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento. Porém, o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia.

“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz o comunicado.

Mesmo com o anúncio do fim do PPI, que estava em vigor desde 2016, a Petrobras não informou qual será a fórmula utilizada para definir o peso de cada fator no novo cálculo de preços. A solicitação era uma das exigências do atual governo federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Agências do DF oferecem vagas com salários de até R$ 8 mil

Ao todo, as agências do trabalhador disponibilizam 728 chances profissionais. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

A partir desta segunda-feira (17), é liberado o valor do abono...

Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento

O governo federal costurou um acordo com o relator do orçamento...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.