Os economistas do mercado financeiro revisaram as projeções para a Selic neste ano. Isso aconteceu após a indicação, na semana passada, do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.
A instituição decidiu que deve aumentar a taxa em até 0,5 ponto porcentual na próxima reunião em agosto.
As instituições financeiras consultadas em pesquisa do Projeções Broadcast prevê que o Banco Central deve subir os juros para 13,75% ao ano no final do ciclo de aperto monetário.
A estimativa era de 13,25%, há uma semana, antes da reunião do Copom. De 38 instituições, 28 (74%) esperam um aumento de 0,5 ponto porcentual dos juros na próxima reunião.
Outras nove corporações (24%) estimam alta de 0,25 ponto. Uma casa prevê a manutenção da taxa Selic em 13,25%. O Banco Central deve interromper a alta de juros em agosto, para 30 de 37 instituições (81%).
Outras sete (19%) esperam que o Banco eleve a Selic em setembro. A maioria dos bancos projeta a taxa em 10%.
O diretor de pesquisa do Goldman Sachs para América Latina, Alberto Ramos diz que “o BC está basicamente dizendo que está olhando a convergência nos próximos dois anos”.
Economistas acreditam que o Banco não deseja estender o ciclo de aumento para além da próxima reunião e está disposto a tolerar uma inflação acima do centro da meta (3,25%) em 2023.