Em encontro com representantes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), ocorrido nesta segunda-feira (05), o governador Ibaneis Rocha garantiu que no seu segundo governo, será criada uma agência de investimentos para atender o setor da indústria do Distrito Federal.
A pauta da indústria 2023-2026, denominada de “Diretrizes para o Desenvolvimento Industrial do DF”, sugere que seja ampliado o programa de qualificação RenovaDF para novas áreas e a criação de uma Câmara de Comércio Exterior.
Todos os temas foram discutidos no encontro entre Ibaneis e setor empresarial brasiliense.
“Vamos criar um grupo executivo para levar adiante todas as propostas que foram trazidas aqui, de modo que a gente possa avançar na industrialização do DF”, disse o governador.
“Avançamos ainda em pautas, regulamentando a legislação no que diz respeito a incentivos econômicos; reformulamos o Pro-DF, que era um caos; criamos um ambiente que nos permite avançar bastante, e gosto muito da ideia da agência. Precisamos de um local onde o empresário consolide as demandas, onde possamos centralizá-las”, pontuou.
A Fibra apresentou as propostas de ação, a exemplo de pedidos para qualificação de mão de obra, melhores condições de financiamento e a implantação da Política de Desenvolvimento Produtivo Sustentável.
Ibaneis popôs a criação de um grupo para tratar dos assuntos debatidos com a Fibra e fez um balanço dos avanços obtidos nos últimos quatro anos, como a criação do Desenvolve-DF, que substituiu o Pró-DF, e melhores condições econômicas para a instalação de empresas.
“Foi um primeiro mandato de muito diálogo. Todos os projetos de lei foram discutidos na mesa; essa é uma política que eu acredito. Tivemos a oportunidade de avançar em muitas pautas nesses quatro anos e esperamos evoluir ainda mais em um ambiente sem pandemia”, acrescentou Ibaneis Rocha.