O ASSUNTO É

Ibaneis quer tratamento diferenciado para pequenos devedores

Publicado em

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai apresentar ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) um projeto para separar a forma de cobrança dos pequenos e grandes devedores.

 

“Precisamos separar o joio do trigo nessa situação. Vou propor a separação dos tributos municipais. Brasília tem essa dualidade, nós somos estado e município”, disse o governador Ibaneis Rocha, na abertura da XIV Semana Nacional de Conciliação, na sede do Tribunal, nesta segunda-feira (4).

Rocha quer propor uma vara de grandes devedores (para cuidar do ICMS e dos tributos estaduais) e outra para os pequenos, que são aqueles casos do IPTU e IPVA.

“Eles sobrecarregam a Vara de Execuções Fiscais e fazem com que o TJDFT tenha uma diminuição no índice de produção junto ao Conselho Nacional de Justiça”, alertou o governador.

Ibaneis Rocha também prometeu incentivar o financiamento das dívidas de conciliação por meio do Banco de Brasília (BRB).

Para o governador, os pequenos devedores devem resolver as dívidas na área de conciliação do Tribunal, evitando o prolongamento do conflito. Os casos maiores, segundo o chefe do Executivo, merecem um acompanhamento minucioso.

Segundo ele, há muitos casos de “sonegadores que se aproveitam para deixar seus débitos sem pagamento”, enquanto as pequenas dívidas ocorrem, em sua grande maioria, com “pessoas humildes que não têm condição de contratar advogados e que precisam do apoio do estado para resolver seus conflitos”.

O tema será tratado pelo governo local próximos dias e levado ao TJDFT.

Ibaneis Rocha fez essa proposta na abertura da Semana Nacional de Conciliação. O evento é promovido desde 2006, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com tribunais estaduais, trabalhistas e federais.

Nesse período, são selecionados processos com possibilidade de acordo para intimação das partes envolvidas na tentativa de solução amigável dos conflitos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Divulgado resultado para premiação de agentes culturais do FAC

O resultado final do FAC II Premiações foi divulgado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). A seleção irá premiar...

Mais Radar

Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado (30)

Consumidores interessados em negociar dívidas bancárias em atraso têm até o...

Brasil é o sexto país a alcançar 50 GW de energia solar

O Brasil se tornou o sexto a alcançar a marca de...

Investidores poderão usar Tesouro Direto como garantia em empréstimos

O Tesouro Nacional e o Banco Central lançaram o serviço Tesouro...

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à...

DF oferece 1.233 vagas de emprego com estágio de até R$ 2,5 mil

As agências do trabalhador disponibilizam oportunidades para diversos níveis de escolaridade e experiência. O cadastro pode ser feito presencialmente ou pelo aplicativo Sine Fácil.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação