O ASSUNTO É

Governo altera regra de transição do Bolsa Família

Publicado em

As regras de transição para as famílias beneficiárias do Bolsa Família foram atualizadas pelo governo federal. A nova norma de proteção entra em vigor em junho. O objetivo é ampliar o foco em famílias em situação de maior vulnerabilidade e promover ajustes “para manter a sustentabilidade e a efetividade do programa”.

A medida foi publicada em portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Diário Oficial da União.

Conforme a pasta, os efeitos na gestão dos benefícios do programa serão sentidos a partir da folha de pagamentos de julho de 2025. ”Ou seja, as alterações se aplicam exclusivamente às famílias que ingressarem na regra de proteção a partir do mês de junho”.

Com a alteração, cadastros que ultrapassarem o limite de renda para entrada no Bolsa Família, poderão seguir no programa por mais 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício a que a família faz jus, desde que a renda familiar per capita mensal não supere o valor de R$ 706.

“Há uma proteção social contínua assegurada pelo Estado, o que contribui para maior previsibilidade ao orçamento familiar. A atenção diferenciada considera que o benefício, em seu regramento, passa por revisões periódicas em se tratando de pessoas com deficiência”, destacou o ministério.

No caso de famílias com pessoas com deficiência que recebem o BPC, o tempo máximo de permanência na nova regra de proteção será de 12 meses.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mais de 154 mil famílias brasilienses têm direito à Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica deve ser acessada por diversos titulares da Prestação Continuada (BPC). Mais de 154 mil famílias do Distrito Federal...

Mais Radar

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 605/2025 com...

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

As vagas disponibilizadas durante a feira, que é online, contemplam as cadeiras de aprendiz, estágio, trainee e demais posições de entrada, como analistas e assistentes.

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

A Secretaria da Receita Federal informou que antecipou o pagamento e, ao...

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631

A nova regra de correção fez o governo elevar a previsão...

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Nas férias de julho, a dentista Tuanny Monteiro Noronha, de Brasília,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.