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Banco de Brasília tem lucro líquido de R$ 117 milhões no primeiro trimestre

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O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 117 milhões no primeiro trimestre de 2021. O número representa crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2020.

O retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio foi de 23,6%.

O crescimento no lucro líquido foi gerado pelo aumento da margem financeira, devido ao crescimento da carteira de crédito em todas as frentes de atuação, do crescimento dos negócios com cartões de crédito e pelo controle da inadimplência – a menor dos últimos 10 anos.

O lucro líquido recorrente no primeiro trimestre foi de R$ 106 milhões.

Em linha com seu planejamento estratégico, o BRB avançou e também se consolidou como banco digital completo. O Nação BRB FLA, fruto de parceria inovadora com o Flamengo, alcançou mais de 550 mil contas abertas, está presente em 39 países e 79% dos municípios brasileiros e em todos os continentes.

Por meio do seu banco digital, o BRB possui clientes em mais de 4.300 municípios brasileiros. Somadas às demais contas, o Banco encerrou o trimestre com quase 1 milhão de clientes, crescimento de 47,0%.

Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, “apesar dos desafios do setor bancário e da maior concorrência, o BRB conseguiu manter níveis superiores de rentabilidade, baixar a inadimplência, cumprir sua função social enquanto banco público e ampliar suas operações, tendo como foco a qualidade no atendimento aos nossos clientes. Atuamos como banco completo, moderno e com foco na inovação”.

A carteira de crédito ampla chegou a R$ 17,2 bilhões, com crescimento de 42,7% em 12 meses e de 6,3% no trimestre.

Entre os principais destaques está o crédito imobiliário, com saldo de R$ 2,9 bilhões e crescimento de 143,5% em 12 meses e 16,1% em três meses.

Os números levaram o BRB à manutenção da liderança no financiamento imobiliário no Distrito Federal e à sexta posição no Brasil. A cada duas operações de crédito imobiliário no DF, praticamente uma é realizada com o BRB.

Outros destaques foram a concessão de crédito a empresas, com saldo de R$ 1,5 bilhão e evolução de 139,4% em 12 meses e 8,7% no trimestre; e o crédito consignado, principal produto da carteira de crédito pessoa física, cujo saldo alcançou R$ 8,4 bilhões com crescimento de 26,2% em 12 meses e de 3,2% no trimestre.

Como banco público e considerando a agenda ESG da Instituição, o BRB seguiu operacionalizando os programas sociais do Governo do Distrito Federal. Desde o início da pandemia de coronavírus, o BRB operacionalizou 8 programas sociais do Governo do Distrito Federal, beneficiando 218 mil famílias com mais de R$ 208 milhões, o que representa mais de 25% da população do Distrito Federal.

Nesse trimestre, por meio do Instituto BRB, o Banco liderou um processo de captação de recursos para a ampliação do Hospital Regional de Samambaia, no DF, visando à oferta de 102 leitos de retaguarda para tratamento do covid, cuja estrutura tem caráter permanente e ficará à disposição da população da região após a pandemia, reforçando o sistema público de saúde.

O BRB deu andamento ao processo de realização de fusões, aquisições e parcerias estratégicas visando acelerar a expansão, à modernização e ao aumento dos negócios, conforme tem sido comunicado ao mercado, e concluiu a seleção de parceiros nos negócios de investimentos e corretagem de seguros.

A Genial Investimentos Corretora de Valores Mobiliários S.A. e a Wiz Soluções e Corretagem de Seguros S.A. foram os parceiros selecionados, respectivamente, para cada uma das linhas de negócios. A conclusão dessas operações deve ocorrer nos próximos meses, após as assinaturas dos contratos e acordos operacionais, além das aprovações pelos órgãos responsáveis.

Nos próximos trimestres, o BRB continuará a sua expansão nacional por meio do banco tradicional e do banco digital, ampliando e diversificando a sua base de clientes por meio da oferta completa de produtos e serviços bancários, de investimento, seguridade e meios de pagamento.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o primeiro trimestre de 2021 em 1,44%, redução de 0,13 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2020. Com o desempenho apresentando, o BRB permanece abaixo da média de mercado, de 2,19% Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 95,8% de participação na carteira em março de 2021.

As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa ampla foram de R$ 61 milhões no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 51,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A carteira de crédito do BRB continua marcada pela concentração de 77,4% do saldo em operações de baixo risco, como crédito consignado, imobiliário e crédito parcelado para o servidor público.

Eficiência Operacional

As receitas com prestação de serviços no primeiro trimestre do ano totalizaram R$ 128 milhões, em nível próximo ao registrado no mesmo período de 2020, com R$ 132 milhões. A dinâmica de receitas e despesas do BRB apresentou uma melhora expressa pela queda de 2,3 pontos percentuais do índice de eficiência, que finalizou o trimestre em 55,1% frente a 57,4% do primeiro trimestre de 2020.

Basileia

O BRB encerrou o primeiro trimestre com índice de Basileia de 14,6%, dos quais 13,2% no capital nível I, acima do marco regulatório de 9,25%, e 1,4% no capital nível II.

Covid-19 e Responsabilidade Social

Assim como na primeira onda da Covid19, no ano passado, quando criou o programa Supera-DF para minimizar os impactos financeiros decorrentes da pandemia, o BRB lançou, em 2021, o Acredita-DF, onde já movimentou mais de R$ 2,5 bilhões, entre novos contratos e suspensão de pagamentos de financiamentos contratados anteriormente. O Acredita-DF já atendeu mais de 63 mil clientes, entre Pessoas Físicas e Jurídicas. No ano passado, o Banco com o Supera-DF, o BRB movimentou mais de R$ 4 bilhões.

Por meio do Instituto BRB, entidade sem fins lucrativos e responsável pelas ações de responsabilidade social e ambiental do Conglomerado BRB, o Banco iniciou a construção de um hospital acoplado em Samambaia, no DF, que terá 102 leitos com suporte respiratório. O investimento total é de R$ 14,5 milhões, e contou com recursos do próprio BRB, doações do Comitê Todos Contra o Covid e de grupos empresariais de diferentes setores.

BRB + Digital

O primeiro trimestre do ano foi marcado pela consolidação do BRB como banco digital. Por meio da parceria com o Flamengo, o Nação BRB FLA finalizou os três primeiros meses do ano com 261 mil contas abertas. Atualmente, o número ultrapassou 550 mil contas. O banco digital está presente em 39 países, 79% dos municípios brasileiros e em todos os Continentes.

O trimestre também foi marcado pelo lançamento da plataforma de investimentos do Nação BRB FLA, em conjunto com a Genial Investimentos. A plataforma aumentou o portfólio de produtos e serviços e oferece 280 opções de investimento, além de Home Broker para operar diretamente no mercado de ações.

Reorganização Societária e Parcerias Estratégicas

No início deste ano, conforme comunicação feita ao mercado, o BRB aprovou duas parcerias estratégicas com a Wiz Soluções, para a linha de negócios de corretagem de seguros e outra com a Genial Investimentos, para negócios de gestão e administração de recursos de terceiros.

As parcerias proporcionarão ao BRB aumento da expertise de mercado, diversificação e melhoria do seu portfólio de produtos, aporte de tecnologia e alcance geográfico para consolidar os planos de expansão do Banco.

Seguindo seu planejamento estratégico para cumprimento de seus objetivos de diversificação e crescimentos dos negócios, o BRB tem conduzido processo de seleção de assessores financeiros e jurídicos para a realização de follow-on.

Clientes e Canais

Em março, o BRB possuía um total de 980 mil clientes, crescimento de 47% em relação ao mês de março de 2020. Os clientes pessoa física (PF) representavam um total de 947 mil, aumento de 48,5% frente ao mesmo período do ano passado. Já os clientes pessoa jurídica (PJ) atingiram a marca de 32 mil, aumento de 11,1%.

Ao longo do primeiro trimestre de 2021, foram abertas 186,8 mil contas. Do total, 91% das contas abertas foram por meio dos canais digitais, consolidando a estratégia digital do BRB.

O BRB conta com 138 agências distribuídas em todas as regiões do Distrito Federal e entorno, além de presença nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Ao número de agências, somam-se 141 correspondentes bancários (BRB Conveniência) e 590 ATM próprios, complementados por mais de 40 mil ATM da Rede 24 horas, garantindo ao BRB cobertura de atendimento em todo território nacional.

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