Lançado em 2020 pelo Banco Central, cuja tecnologia foi apoderada por Jair Bolsonaro, como sendo uma iniciativa do seu governo, agora o BC lança real digital, batizado por “DREX”. O anúncio da moeda que já vendo sendo comorado pelo governo Lula.
O real digital foi confirmado nesta segunda-feira (7) pelo economista do Banco Central Fabio Araújo, coordenador da iniciativa, durante a live semanal da autoridade monetária no YouTube. A nova moeda digital começa a entrar em operação a partir do próximo ano.
Segundo o BC, cada letra do real digital equivale a uma característica da ferramenta. O “D” representar a palavra digital; o “R” representa o real; o “E” representa a palavra eletrônica; e o “X” passa a ideia de modernidade e de conexão, além de repetir a última letra do Pix, sistema de transferência instantânea criado em 2020.
O BC informou que o DREX, o primo do PIX, facilitará a vida dos brasileiros. “A solução, anteriormente referida por Real Digital, propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”, destacou o órgão.