O Zoológico de Brasília retomou as atividades, Após mais de um mês fechado devido à identificação de casos de Influenza Aviária. A reabertura foi autorizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).
A medida passou por avaliação técnica, conforme as orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além disso, foram adotadas ações de controle e prevenção para impedir a propagação do vírus, que havia sido detectado em duas aves nos meses de maio e junho.
A decisão de reabrir a unidade considerou a estabilização do cenário epidemiológico e a ausência de novos registros da doença, passados cerca de 20 dias sem apresentar nenhum novo caso.
As visitas ocorre com a continuidade da adoção de protocolos rígidos de biossegurança, desenvolvidos pela equipe técnica do parque.
“A gente ainda segue o protocolo interno nas nossas equipes, mas o público vai ficar à vontade aqui no parque, sem restrição de andar ou ficar em qualquer local. A nossa educação ambiental está aqui para receber a população bem, ter esses cuidados e tirar dúvidas da população”, ressaltou Wallison Couto, diretor-presidente do Zoo.
Entre as medidas mantidas estão a desinfecção obrigatória dos profissionais na entrada e saída do local, como forma de proteger os animais e preservar o ambiente.
A entrada no Zoológico permanece gratuita nos feriados e domingos, conforme Decreto nº 47.009, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Nos demais dias, o ingresso varia entre R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira). O local fica aberto das 8h30 às 17h.