O ASSUNTO É

Votação da nova Lei do Silêncio fica para 2023. Veja o que pode mudar

Publicado em

O projeto de lei (PL) que pretendia flexibilizar a Lei do Silêncio não conseguiu convencer os deputados a votarem de última hora. A proposta foi reapresentada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última sessão do ano, realizada na terça-feira (14).

O texto aprovado pela Fecomércio e por empresários donos de bares e restaurantes, visa aumentar a tolerância ao número de decibéis.

O documento é uma cópia do que foi apresentado por Ricardo Vale (PT) em 2015, que deveria ser votado na época, mas isso não aconteceu.

A lei atual aprovada em 2008, diz que em área predominantemente residencial, o limite é de 55 decibéis durante o dia e 50 db à noite. Empresários argumentam que é impossível seguir essa norma.

Segundo o texto, os níveis máximos de sons e ruídos, “de qualquer fonte emissora e natureza, em empreendimentos ou atividades residenciais, comerciais, de serviços, institucionais, industriais ou especiais, públicas ou privadas, assim como em veículos automotores,” deve ser de 70 db no período noturno e 75 db durante o dia.

A regra abre exceção para as festas de rua do Carnaval e pré-Carnaval, cujo limite seria de 95 dB quando fora de áreas residenciais e 85 db nas áreas residenciais vizinhas, por, no máximo, oito horas por dia e até 1 hora da manhã.

No caso das multas, hoje, é possível que uma infração custe até R$ 20 mil a um estabelecimento. Com as mudanças, as autuações ficariam até R$ 4 mil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-feira...

Mais Radar

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para...

Ônibus coletivo do DF são adesivados em homenagem a Brasília

A arte dos adesivos foi elaborada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e a programação visual envolve desenhos que lembram a cultura e o turismo do DF.

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.