O ASSUNTO É

Votação da nova Lei do Silêncio fica para 2023. Veja o que pode mudar

Publicado em

O projeto de lei (PL) que pretendia flexibilizar a Lei do Silêncio não conseguiu convencer os deputados a votarem de última hora. A proposta foi reapresentada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última sessão do ano, realizada na terça-feira (14).

O texto aprovado pela Fecomércio e por empresários donos de bares e restaurantes, visa aumentar a tolerância ao número de decibéis.

O documento é uma cópia do que foi apresentado por Ricardo Vale (PT) em 2015, que deveria ser votado na época, mas isso não aconteceu.

A lei atual aprovada em 2008, diz que em área predominantemente residencial, o limite é de 55 decibéis durante o dia e 50 db à noite. Empresários argumentam que é impossível seguir essa norma.

Segundo o texto, os níveis máximos de sons e ruídos, “de qualquer fonte emissora e natureza, em empreendimentos ou atividades residenciais, comerciais, de serviços, institucionais, industriais ou especiais, públicas ou privadas, assim como em veículos automotores,” deve ser de 70 db no período noturno e 75 db durante o dia.

A regra abre exceção para as festas de rua do Carnaval e pré-Carnaval, cujo limite seria de 95 dB quando fora de áreas residenciais e 85 db nas áreas residenciais vizinhas, por, no máximo, oito horas por dia e até 1 hora da manhã.

No caso das multas, hoje, é possível que uma infração custe até R$ 20 mil a um estabelecimento. Com as mudanças, as autuações ficariam até R$ 4 mil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

ABBP tem prestação de contas de 2025 aprovada em assembleia

Em assembleia-geral realizada em Brasília, representantes de portais de notícias associados da ABBP aprovaram por unanimidade a prestação de contas de 2025. Conselho Fiscal elogiou a gestão e destacou o equilíbrio patrimonial da entidade.

Autódromo Internacional de Brasília será palco da Corrida do Milhão da Stock Car 2026

Em 2026, o Autódromo Internacional de Brasília voltará a sediar uma...

Vinte mil vagas serão abertas para 53ª edição da Corrida de Reis

Dentre as novidades da 53ª edição da Corrida de Reis, em...

Distrito Federal sedia etapa de torneio nacional de xadrez

Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) traz...

GDF apresenta modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do DF

A modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR-DF),...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.