O ASSUNTO É

Viagem de Paco Brito a Europa consolida investimentos para Brasília

Publicado em

Nos encontros que em sua visita à Suécia e à Alemanha (26 a 30/4) manteve com investidores, empresários, coordenadores de núcleos de incubação de startups e agências públicas, o vice-governador Paco Britto fez uma série de apresentações sobre os projetos considerados prioritários pelo GDF.

Postado por RADAR-DF

Segundo declarou Britto, em entrevista à Agência Brasília, esses projetos tiveram sua prioridade definida pelo governador Ibaneis Rocha desde o período do governo de transição até o final de março:

“O que estamos fazendo agora é buscar os parceiros certos, no Brasil ou no exterior, não apenas para fazer obras, mas, quando necessário, entrar como sócios, participando de PPPs (Parcerias Público-Privadas) ou de processos de concessão ou privatização”, disse o vice-governador.

Paco Brito justificou que os recursos próprios do GDF são poucos e limitados, bem como as fontes de financiamento públicas e privadas.

“Estamos buscando recursos junto ao BNDES, mas de antemão sabemos que eles serão insuficientes. Por isso estamos saindo para o exterior em busca de parceiros para o desenvolvimento do DF”, pontuou.

O vice-governador do DF explicou que nessa busca de sócios e recursos no exterior, o foco inicial se voltou para os países europeus, mas sem que se descuidasse das muitas oportunidades que se abrem na América do Norte e na Ásia.

“Seguindo uma orientação expressa do governador Ibaneis, estabelecemos logo no início do governo entendimentos com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Num e noutro caso houve imediata reação favorável, pois havia financiamentos pré-aprovados há muito tempo, mas que nunca haviam sido sequer considerados pelas administrações anteriores”, disse.

Em alguns casos, segundo o vice-governador, projetos do GDF já estão sendo analisados para a liberação de recursos.

Ele apontou uma nova etapa desse processo, que é a aproximação com empresas e governos de países europeus, além da França e Portugal.

Em Portugal a cooperação, de acordo com Brito, tem sido excelente, tanto na esfera governamental quanto na empresarial, como ficou claro na missão chefiada pelo governador Ibaneis a Lisboa, em março passado. Na capital portuguesa o governador participou de inúmeras reuniões com investidores locais oportunidade em que foi assinado acordo de stopover com a TAP.

“Nesta nossa missão, cuidadosamente organizada pelo secretário de Relações Internacionais, o embaixador Pedro Luiz Rodrigues, iniciamos o processo de aproximação com dois parceiros importantes: a Suécia e a Alemanha”, disse Paco Brito.

O vice-governador afirmou ainda que “estão em nosso radar, ainda nesta fase, a Espanha e a Itália, países que já mantém laços estreitos com o governo do Distrito Federal. – Nas etapas seguintes vamos ampliar os entendimentos com os Estados Unidos, com a Ásia – em particular com a República Popular da China, Coréia e Japão- é claro com os países do Oriente Médio.

Por falar na China, Paco Brito anunciou que no próximo dia 9 o governador Ibaneis Rocha estará recebendo no Buriti a terceira missão empresarial daquele país.

“Em maio, virá a Brasília uma missão de empresas suecas de tecnologia de ponta para, em parceria com empresas e entidades de Brasília, começar os trabalhos para a criação de um núcleo difusor (hub) de Internet das Coisas (IOT) no Distrito Federal”, complementou o vice-governador.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»