Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte por aplicativo vão ter que possuir adesivo em QR Code. A medida permite acesso as informações para aumentar a segurança, a transparência e a confiança no serviço.
Conforme determinado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o prazo para os prestadores e empresas operadoras do Sistema de Transporte Individual de Passageiros (STIP) implantarem a medida é de 90 dias.
O adesivo deverá ser fixado no para-brisa do veículo, em local visível tanto para passageiros quanto para agentes de fiscalização.
“O QR Code trará mais segurança para usuários, motoristas e para a fiscalização, ao permitir a verificação instantânea da regularidade do serviço”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
O sistema contará com mecanismos de segurança da informação e criptografia, para evitar clonagem ou falsificação, e respeitará integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que dados sensíveis sejam acessados apenas por autoridades competentes.