O ASSUNTO É

VALE TUDO PELO PODER: Para ter maioria na CLDF Rollemberg negociou até com um presidiário da Papud

Publicado em

luiz estevoNem bem se preparava para tomar posse ao amanhecer do dia 1º, o governador Rodrigo Rollemberg já sabia um dia antes que poderia ter a maioria na Câmara Legislativa emplacando na presidência a deputado Celina Leão (PDT). 

Rollemberg derrotou nove dos 24 deputados distritais ligados ao PT, PP, PRB e PMDB ao lançar mão da velha política do toma lá dá cá, usando como moeda de troca as administrações regionais.

A costura começou com uma negociação, nada republicana, dentro da penitenciária da Papuda onde se encontra preso, em regime semiaberto, o ex-senador e dono do PRTB, Luiz Estevão de Oliveira Neto, que cumpre pena de três anos e seis meses por falsificação de documento público.

Estevão responde ainda a outros 111 processos cíveis por sonegação e 41 criminais por crimes de corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha e estelionato.

Segundo o Ministério Público, o empresário já tem uma dívida de 3 bilhões de reais com os cofres públicos.

O PRTB, partido de Estevão, elegeu nestas eleições dois distritais: Eliana Roriz e Juarezão. Além do apoio financeiro que teria dado a outros eleitos comenta-se, nos bastidores políticos do DF, que Estevão teria uma “verdadeira bancadinha”. O famoso presidiário teria exigido de Rollemberg em troca do apoio na CLDF à administração do Paranoá e influencia em uma das diretorias financeiras de preferência a Terracap.

Em Ceilândia, o governador mandou botar uma “pá de cal” em cima da lista tríplice apontada por um fórum da comunidade com 600 pessoas conforme ele mesmo havia estimulado.

Atendendo às pressões do deputado federal Rogério Rosso, presidente do PSD, e do vice governador Renato Santana, o indicado para a Ceilândia será o Marcelo da Adega. Além disso, a indicação de Rosso e Santana jogou mais lenha na já bastante desgastada na relação de Rollemberg com o PDT de Cristovam e Reguffe. Os dois prometem ir a forra com uma dura oposição.

Em Taguatinga, que também fez o mesmo processo de escolha popular, quem vai dar as cartas passando por cima da vontade popular, é a deputada Sandra Faraj (SDD). Ricardo Lustosa, pastor na Igreja Comunidade da Fé, será o novo administrador.

Quem vai mandar nas almas e na vontade de Santa Maria é o enrolado candidato derrotado a deputado federal Marco Antônio Campanella, presidente do PPL.

A deputada do partido Telma Rufino foi liberada para dar o apoio ao governador Rollemberg. Como se vê, o discurso de campanha é um, o do Poder é outro.

Neste jogo, infelizmente, as práticas continuam as mesmas. Nem as grades de uma penitenciária conseguem deter esse tipo de comportamento digno de meliantes.

Governo Rollemberg pode sofrer mais uma baixa

Do blog do Donny Silva

Denúncia postada pelo blogueiro Donny Silva, de que o indicado pelo governador Rodrigo Rollemberg para presidir o Banco de Brasília (BRB),Vasco Gonçalves, teria causado prejuízo de mais de R$ 5 milhões ao Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco, a REGIUS, caiu como uma bomba nas fileiras de oposição ao novo governo e deixou em situação desconfortável até mesmo aliados do governador.

Uma verdadeira sabatina

O Radar ouviu, em off, alguns deputados distritais que deixaram claro que irão pesquisar detalhadamente a vida do indicado para promoverem o que um deles chamou de “uma verdadeira sabatina” quando da apreciação do nome de Vasco Gonçalves naquela Casa.

O indicado pelo governador para presidir o BRB será sabatinado na volta do recesso legislativo, daqui a cerca de um mês.  Continue lendo  aqui.

Todo governo tem seu “operador”

Uma silenciosa batalha dentro do novíssimo governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) nas últimas horas, mostrou a ‘força’ do amigo de infância do governador, o lobista Ricardo Leal, que atropelou tudo e todos (inclusive a equipe de Rodrigo) e colocou quem quis nos cargos estratégicos financeiros do GDF.

Administradores serão conhecidos hoje

Será publicado nesta segunda-feira, no Diario Oficial do DF, os nomes de sete pessoas que irão administrar interinamente as sete bacias administrativas do DF. Essa foi a fórmula encontrada pelo governador Rodrigo Rollemberg para diminuir o número de administraçoes regionais.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fred Linhares: “Facções são empresas do crime e Estado enxuga gelo”

Fred Linhares se destaca como um dos deputados federais do DF mais conectados às forças de segurança e atento ao avanço do crime organizado. "O Estado não pode seguir enxugando gelo neste prende e solta, enquanto a sociedade pede socorro", diz ele ao Radar-DF.

Mais Radar

Reajuste nos serviços do SLU entra em vigor em 2026

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito...

Definidas as datas para pagamento do IPVA 2026

Foram definidas as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre...

Eventos no Autódromo Internacional de Brasília alteram o trânsito na Asa Norte

Por causa dos eventos que serão promovidos no Autódromo Internacional de...

GDF lança novo canal para denúncias de violações de direitos humanos

O Governo do Distrito Federal (GDF) lança, nesta quinta-feira (27), o...

Atraso na conta de energia pode ser negociado até 31 de dezembro

Consumidores com a conta de energia em atraso, podem negociar o...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.