O ASSUNTO É

USO DE “CAVEIRÃO” CONTRA PACATOS MORADORES DE CONDOMÍNIOS TERIA SIDO ORDENADO PELA CASA MILITAR, ÓRGÃO LIGADO DIRETAMENTE AO GOVERNADOR AGNELO QUEIROZ

Publicado em

BOPEUm oficial de patente destacada ligado ao Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Polícia Militar do Distrito Federal, confidenciou ao radar que a ordem para incluir o “caveirão” na operação de derrubadas de casas nos condomínios Mini Chácaras e Privê Morada Sul Etapa C, na terça-feira passada, partiu da Casa Militar, órgão subordinado diretamente ao governador Agnelo Queiroz.

Apesar de as equipes de Operações Especiais da PM só poderem atuar em situações de gravidade extrema, o super equipado tanque de guerra do BOPE de Brasília foi enviado na terça-feira passada para ajudar na operação de derrubadas contra os condomínios do Altiplano Leste.

BOPEUm oficial de  patente destacada ligado ao Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Polícia Militar do Distrito Federal, confidenciou ao radar que a ordem para incluir o “caveirão” na operação de derrubadas de casas nos condomínios Mini Chácaras e Privê Morada Sul Etapa C, na terça-feira passada, partiu da Casa Militar, órgão subordinado diretamente ao governador Agnelo Queiroz.

Apesar de as equipes de Operações Especiais da PM só poderem atuar em situações de gravidade extrema, o super equipado tanque de guerra do BOPE de Brasília foi enviado na terça-feira passada para ajudar na operação de derrubadas contra os condomínios do Altiplano Leste.

Dentro do “caveirão” estavam os snipers (atiradores de elite), treinados para atingir alvos a 150 metros de distância, usando metralhadoras 7,62, 12,7 e 14,5 mm, e até lança-granadas de 40 mm. Muitos deles foram treinados pelas forças policiais da Alemanha para atuarem durante os jogos da Copa no Mané Garrincha.

CAVERAO6

O que se viu na ultima terça-feira, em frente ao condomínio Mini Chácaras, foi um exagero de armamento, que só é visto nos combates contra os chefões do tráfico que dominam os morros do Rio de Janeiro.

Lá, os “caveirões” possuem voz metálica que ecoa sobre a favela, seguida de uma risada sinistra:

“Se você deve, eu vou pegar a sua alma”. Quem ouve, não fica para provar que é inocente. Prefere correr e se esconder.

No Altiplano Leste ninguém precisou correr, mesmo que a tal voz sinistra sem dono ecoasse tocando o pavor.

A maioria dos moradores dos condomínios visitados pelos agentes da AGEFIS e da SEOPS, reforçados pelo BOPE, estava no trabalho. Muitos são funcionários públicos.

“Aquela operação não era caso de extremo risco para proteger a tropa de uma possível troca de tiros. Moradores de condomínios não são bandidos.

O uso do “caveirão” do BOPE foi uma falta de respeito, mas cumprimos ordens”, lamentou um oficial PM, que mora em condomínio em fase de regularização, ao classificar como um “exagero” o emprego do equipamento com alto poder de fogo. Confidenciou, no entanto, que a ordem veio da Casa Militar.

Ações como essas empregadas pelo GDF só servem para aumentar a rejeição do atual governador Agnelo Queiroz, que vai tentar se reeleger no pleito eleitoral que ocorrerá a exatos 50 dias.

No sábado passado, moradores e inúmeras lideranças das entidades representativas se reuniram no condomínio Mini Chácaras do Lago Sul para criticar as nefastas operações de guerra e de terror contra os condomínios da região.

Vários candidatos a cargos eletivos também se manifestaram em solidariedade aos moradores que lutam há mais de 30 anos pela legalização dos condomínios e pela segurança jurídica de suas moradias.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.