O ASSUNTO É

Unidos pelo ‘Dia S’: manifestantes protestam contra corte de recursos do Sesc e do Senac

Publicado em

Nesta terça-feira (16) mais de 4 mil manifestantes se reuniram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para a segunda grande mobilização do movimento nacional “Dia S”.

O objetivo do protesto foi denunciar o corte de 5% dos recursos destinados ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de se opor à aprovação da PLV 9/23, que visa diminuir o orçamento dessas instituições em benefício da Embratur.

A ação contou com vários atos públicos em mais de 20 estados do Brasil.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou que os serviços fornecidos pelas instituições são braços sociais que alcançam lugares em que o governo não consegue atender.

“Estão querendo retirar somente recursos das instituições do comércio. Nós precisamos defender o trabalho e serviço que nós prestamos. Quando o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo, cumpria seu mandato como deputado federal ele defendia o Sistema S e agora mudou radicalmente. Não queremos corte e desvio para nenhuma instituição do Sistema S, mas claramente querem prejudicar somente entidades do comércio. Peço que os senadores não deixem essa medida passar, nosso sistema presta atendimento de excelência e podemos provar”, ressaltou o presidente.

A medida proposta pela PLV 9/23, por meio dos artigos 11 e 12, terá um impacto direto e negativo sobre milhares de pessoas em todo o Brasil.

O fechamento definitivo de diversas unidades do Sesc e Senac é uma consequência inevitável, resultando na redução significativa dos atendimentos oferecidos por essas instituições.

Trabalhadores e usuários dos serviços estão extremamente insatisfeitos com essa perspectiva, o que tem motivado a mobilização e protesto em diversas partes do país.

Eles esperam que o poder público ouça suas demandas e tome medidas para corrigir essa situação prejudicial a toda a sociedade.

O Sesc e o Senac são instituições que atuam há 77 anos no Brasil, promovendo ações em diversas áreas, como saúde, cultura, lazer, educação, formação profissional e estímulo ao empreendedorismo.

A mobilização nacional do DIA S é, portanto, essencial para chamar a atenção da sociedade sobre os impactos que a retirada desses recursos pode causar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

Mais Radar

Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico em QR Code

Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte...

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a...

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do...

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital...

GDF intensifica trabalhos preventivos contra a violência no ambiente escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou uma reunião...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.