A Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 de Santa Maria ganhou um posto de apoio, localizado na EQ 304/307.
O reforço foi oficialmente entregue à comunidade nessa segunda-feira (8) – durante a inauguração, a governadora em exercício Celina Leão assinou uma ordem de serviço para construção de um Centro de Educação de Primeira Infância (Cepi) na cidade.
O espaço cedido pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal contou com R$ 700 mil, verba proveniente de emendas parlamentares, para ser totalmente renovado, passando a abrigar duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (EsF).
A ideia é que a extensão atenda os moradores das quadras 203, 303, 204 e 304. A nova unidade ocupa o prédio do antigo posto policial da região sul de Santa Maria.
“Estamos investindo muito na atenção primária, porque precisamos mudar uma cultura no Distrito Federal. Aqui, as pessoas só procuram um médico quando ficam doentes. Não há o hábito de fazer acompanhamento nas unidades básicas de saúde”, comentou Celina Leão.
Toda a estrutura foi projetada e reformada pela Secretaria de Saúde. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá destacou que Santa Maria já vai ganhar um novo Cepi no início do ano letivo. A unidade poderá atender até 200 crianças de até 3 anos – com esta inauguração, a região vai totalizar seis centros.
Diretor de Edificações da Novacap, Carlos Alberto Spies informou que a estrutura do Cepi 215/315 vai seguir o modelo das demais unidades. “Serão 1.300 m² de área construída, com mais de 10 salas, cozinha, lavanderia, lactário, playground e toda a estrutura necessária para o atendimento da população”, detalhou.
“O investimento ficou em R$ 5,5 milhões – parte da verba foi financiada pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] e a outra parte foi custeada pelo Governo do Distrito Federal”.