O Banco de Brasília assume, a partir de hoje (4/11), o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. A Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do SBA. Os usuários terão acesso a 73 lojas e aplicativo para recarga e consultas.
Com a migração da solução de bilhetagem para o BRB, o usuário passa a ter à disposição uma rede ampliada de postos de recarga, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade (disponível a partir de segunda nas lojas IOS e Android) para consulta de saldos e extratos , além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações.
A partir de quarta-feira (6/11), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo e verificar os itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus.
No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição 73 postos de atendimento para a realização dos serviços de cadastro e recarga dos cartões. Neste primeiro momento, não haverá qualquer mudança no processo de cadastramento e os usuários não precisam realizar nenhum tipo de procedimento especial para continuar usando seus cartões.
Desde setembro, ainda durante o processo de transição, o BRB vinha aumentando a capilaridade da recarga dos cartões Brasília Cidadã, oferecendo atendimento aos usuários em 40 novas unidades do BRB Conveniência.
A lista completa dos postos de atendimento onde a recarga pode ser realizada está disponível no site Bilhete Único: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/ e no endereço: campanhas.brb.com.br/mobilidade.
“A chegada do Sistema de Bilhetagem Eletrônica ao BRB tem como objetivo garantir a melhoria do processo e a experiência do usuário, oferecendo estabilidade do sistema, mais pontos de atendimento para recarga, uma central telefônica e consulta de saldo, extrato e recarga por meio do aplicativo”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
A transferência para o BRB do sistema de processamento do SBA possibilitará, também, a redução de fraudes e proporcionará maior ganho de eficiência operacional à atual solução.
Com todas as ações previstas, o BRB Mobilidade estima uma diminuição em fraudes na ordem de R$ 300 milhões, ao longo dos próximos quatro anos.
“Como empresa do sistema financeiro, o BRB tem a expertise na gestão de recursos, na implementação de meios de pagamento, e possui ampla rede de correspondentes para comercialização das recargas, além de padrões de controle e governança elevados”, afirmou o presidente do Banco.
Para uma segunda etapa, prevista para o início do ano que vem, a ideia é que os usuários já consigam fazer novos cadastramentos pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento físico até um dos postos de atendimento.
CONFIRA AQUI O QUE O USUÁRIO PRECISA SABER SOBRE O BRB MOBILIDADE: O QUE MUDA PARA O USUÁRIO A PARTIR DE HOJE
Aumento dos postos de atendimento para recarga ampliada de 13 para 73 lojas do BRB Mobilidade, espalhadas por diferentes pontos da cidade.
Possibilidade de consultar saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, por meio do APP BRB Mobilidade, aplicativo que estará disponível nas lojas IOS e Android. A partir desta quarta-feira também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo.
É PRECISO FAZER RECADASTRAMENTO?
Não. Os cadastramentos já realizados continuam válidos. Para quem nunca se cadastrou, e quer adquirir um cartão Brasília Cidadã, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.
ONDE A RECARGA SERÁ FEITA?
A recarga continua a ser feita nos postos de atendimento já existentes, além de 60 novas lojas BRB Mobilidade. A lista completa você encontra nos sites: bilheteunicodebrasilia.df.gov.br e no endereço campanhas.brb.com.br/mobilidade
A partir de quarta-feira (6/11), a recarga, via boleto, também poderá ser feita por meio do aplicativo BRB Mobilidade, que estará disponível nas lojas IOS e ANDROID. Também, por boleto, a recarga pode ser feita por meio do site bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/
ONDE POSSO TIRAR DÚVIDAS?
O BRB Mobilidade criou uma central de atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é (61) 3120-9500.
COMO FICA A QUESTÃO DAS GRATUIDADES?
Não há nenhuma alteração.