O ASSUNTO É

TEMER PRESIDENTE: SENADO APROVA A ADMISSIBILIDADE DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

Publicado em

1amichel121Michel Temer (PMDB) assume hoje o cargo de presidente interino da República, às 11h, no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, após receber a notificação oficial do Senado que aprovou a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 55 votos dos 78 senadores presentes no plenário nesta manhã de quinta-feira (12). Já empossado, Temer fará seu primeiro pronunciamento como presidente às 15h, dentro do Palácio do Planalto.

                                                                 

LETRA Michel Temer estará acompanhado de seu escolhido para assumir o Ministério da Fazenda, Henrique Meirelles. O economista receberá a palavra assim que Michel Temer encerrar sua fala. Caberá a ele a principal tarefa do início do governo peemedebista: garantir condições para iniciar a recuperação econômica do país.

Os ministros que já estão definidos para o governo de Temer devem assumir o cargo em cerimônia de posse ainda na tarde de hoje.A presidente Dilma Rousseff receberá a notificação do resultado da votação do Senado por volta das 10h, no Palácio do Planalto. Oficialmente afastada por até 180 dias, dará declaração pública no salão leste do Palácio e publicará nas redes sociais um pronunciamento gravado nesta semana.

Em seguida, sairá do Planalto pela entrada principal do edifício e caminhará até a Praça dos Três Poderes (que fica em frente) para cumprimentar manifestantes favoráveis a seu governo. Movimentos sociais e entidades simpáticas a Dilma convocam a presença de militantes para as 9h, na praça. Está programada para esse momento uma marcha dos manifestantes e da equipe ministerial de Dilma até o Palácio do Alvorada. O trajeto tem cerca de 5 km. Não está decidido se Dilma irá a pé ou de carro à residência oficial. Lula também deve participar do ato.

Saiba como votaram os três senadores do DF

16h35 – O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) é o 16º a falar. Ele faz críticas ao sistema político brasileiro – e diz que o erro começou quando a reeleição foi instituída durante o governo FHC. Diz também que, sob o slogan da “Pátria educadora”, o governo criou consumidores, “e não cidadãos”. E que faltou ao governo Dilma dar atenção aos alertas da oposição sobre seus erros de gestão. Ele votou sim pelo impeachment.

21h56 – Hélio José (PMDB-DF), 34º senador a discursar antes da votação pelo impeachment de Dilma, afirmou que debate no Senado teve “nível elevado” e foi “brilhante”. No fim, após elogiar argumentos contrários e favoráveis, declarou voto pelo afastamento da presidente.

21h43 – Reguffe (sem partido-DF) criticou governo por gastar mais do que arrecadar. “Alguém tem que pagar. Esse déficit que o governo conduziu fica para o contribuinte num ponto futuro com impostos. É esse contribuinte que meu mandato representa. Meu lado não é partido, não é governo. Meu lado é o contribuinte brasileiro”, afirma o senador, atualmente sem partido, votando pelo impeachment.

Da Redação Radar

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.