O ASSUNTO É

TEMER PRESIDENTE: SENADO APROVA A ADMISSIBILIDADE DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

Publicado em

1amichel121Michel Temer (PMDB) assume hoje o cargo de presidente interino da República, às 11h, no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, após receber a notificação oficial do Senado que aprovou a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por 55 votos dos 78 senadores presentes no plenário nesta manhã de quinta-feira (12). Já empossado, Temer fará seu primeiro pronunciamento como presidente às 15h, dentro do Palácio do Planalto.

                                                                 

LETRA Michel Temer estará acompanhado de seu escolhido para assumir o Ministério da Fazenda, Henrique Meirelles. O economista receberá a palavra assim que Michel Temer encerrar sua fala. Caberá a ele a principal tarefa do início do governo peemedebista: garantir condições para iniciar a recuperação econômica do país.

Os ministros que já estão definidos para o governo de Temer devem assumir o cargo em cerimônia de posse ainda na tarde de hoje.A presidente Dilma Rousseff receberá a notificação do resultado da votação do Senado por volta das 10h, no Palácio do Planalto. Oficialmente afastada por até 180 dias, dará declaração pública no salão leste do Palácio e publicará nas redes sociais um pronunciamento gravado nesta semana.

Em seguida, sairá do Planalto pela entrada principal do edifício e caminhará até a Praça dos Três Poderes (que fica em frente) para cumprimentar manifestantes favoráveis a seu governo. Movimentos sociais e entidades simpáticas a Dilma convocam a presença de militantes para as 9h, na praça. Está programada para esse momento uma marcha dos manifestantes e da equipe ministerial de Dilma até o Palácio do Alvorada. O trajeto tem cerca de 5 km. Não está decidido se Dilma irá a pé ou de carro à residência oficial. Lula também deve participar do ato.

Saiba como votaram os três senadores do DF

16h35 – O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) é o 16º a falar. Ele faz críticas ao sistema político brasileiro – e diz que o erro começou quando a reeleição foi instituída durante o governo FHC. Diz também que, sob o slogan da “Pátria educadora”, o governo criou consumidores, “e não cidadãos”. E que faltou ao governo Dilma dar atenção aos alertas da oposição sobre seus erros de gestão. Ele votou sim pelo impeachment.

21h56 – Hélio José (PMDB-DF), 34º senador a discursar antes da votação pelo impeachment de Dilma, afirmou que debate no Senado teve “nível elevado” e foi “brilhante”. No fim, após elogiar argumentos contrários e favoráveis, declarou voto pelo afastamento da presidente.

21h43 – Reguffe (sem partido-DF) criticou governo por gastar mais do que arrecadar. “Alguém tem que pagar. Esse déficit que o governo conduziu fica para o contribuinte num ponto futuro com impostos. É esse contribuinte que meu mandato representa. Meu lado não é partido, não é governo. Meu lado é o contribuinte brasileiro”, afirma o senador, atualmente sem partido, votando pelo impeachment.

Da Redação Radar

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos ônibus elétricos do DF têm chegada prevista para março de 2026

Cerca de 90 ônibus elétricos devem começar a circular pelo Distrito Federal a partir de março de 2026. A expansão representa a modernização do...

Mais Radar

Novos ônibus elétricos do DF têm chegada prevista para março de 2026

Cerca de 90 ônibus elétricos devem começar a circular pelo Distrito...

Procon-DF orienta consumidores para compras seguras na Black Friday

O Procon-DF orienta os consumidores a redobrar a atenção durante as...

Drones reforçam combate ao mosquito da dengue no DF

Desde outubro, drones contratados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) sobrevoam as...

Prazo de confirmação de matrículas é reaberto para o QualificaDF

Foi reaberto o prazo de confirmação de matrículas para os candidatos...

Rodoviária do Plano Piloto recebe certificação internacional de qualidade

Administrada pela Concessionária Catedral, a Rodoviária do Plano Piloto recebeu a certificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.