O programa Bolsa Maternidade, do Governo do Distrito Federal (GDF), deverá ser solicitado diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região de moradia das famílias beneficiadas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A medida começa valer a partir deste mês de abril, segundo a pasta. Cerca de 2 mil bolsas serão encaminhadas aos 29 Cras do DF nas próximas semanas.
As unidades já iniciaram a concessão do benefício às famílias locais, que devem fazer o pedido em até 30 dias após o nascimento da criança.
O programa social tem como objetivo oferecer os primeiros suportes para o bebê. A mochila vem com 21 produtos, que são roupinhas, fraldas, mantas, pomada e outros objetos necessários.
Podem receber o benefício mães de família com renda igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa e que comprove residência no DF há pelo menos seis meses. Pessoas em situação de rua incluídas na Política de Assistência Social também têm direito.
O benefício pode ser recebido também em dinheiro em parcela única de R$ 200. Para isto, a mãe ou algum representante legal deve ir ao Cras mais próximo e apresentar declaração do nascido vivo ou certidão de óbito de natimorto, documentação civil de identificação com foto, CPF, documentos que comprovem renda e comprovante de residência no DF há pelo menos seis meses.