O ASSUNTO É

SOCIEDADE CIVIL IRÁ FAZER REPRESENTAÇÃO CONTRA MINISTÉRIO PÚBLICO POR DESCUMPRIMENTO DO TAC, CRIADO PARA REGULARIZAR CONDOMÍNIOS

Publicado em

1ATACMPTodos podem descumprir o que assinam. Até mesmo o GDF. Mas o Ministério Público do Distrito Federal não poderia jamais negligenciar e deixar de mandar cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC 02/2007), feito e assinado por ele e por órgãos do Governo do Distrito Federal, impondo as regras para a regularização dos condomínios no DF. Os moradores cumpriram a sua parte, mas o MPDFT e o governo, não. Os prejuízos causados a população são enormes.

                                                                                       

LETRA No meio aos debates de criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Altiplano Leste, ato ocorrido nesta terça-feira 06, nas dependências do Condomínio Mini Chácaras do Lago Sul, um assunto que parecia está enterrado veio a tona e deve criar corpo nos próximo dias.

Entidades como a AJAB, Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico com a ajuda da própria Ordem dos Advogados do Brasil/DF podem dar entrada de uma representação judicial contra o MPDFT e uma Ação Ordinária de Obrigação de Fazer cumulada com Indenização por Danos Morais contra entes públicos que não cumprem o TAC 02 que estabeleceu em 2007 um conjunto de regras para fins de regularização dos condomínios horizontais consolidados no Distrito Federal.

O TAC 002/2007 trouxe incontáveis avanços para o processo de regularização, tais como o licenciamento ambiental corretivo, a venda direta de lotes em áreas públicas, a destinação de áreas para equipamentos fora da poligonal de regularização dentro de prazos estabelecidos que deveriam ser cumprido pelos órgãos do GDF. O Termo de Ajustamento de Conduta também prevê a sua revisão consoante às mudanças na legislação.

O Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamento de Solo (Grupar) criado em 2008, ignorado pelo governo Agnelo e e morto e sepultado pelo governo Rollemberg, foi o instrumento de maior eficácia já criado pelo GDF por agilizar e desburocratizar o processo de regularização. Foi a única coisa que o TAC do MP produziu um ano apos a sua instituição.

Cerca de 350 condomínios se readequaram aos ditames do Termo de Ajustamento de Conduta. No entanto, o MPDF que deveria ser o principal cobrador daquilo que ele próprio criou aos poucos foi ignorando o TAC e não fala mais nele. Centenas de condomínios do Jardim Botânico e de Vicente Pires, embora tenham cumprindo todas as regras urbanísticas e ambientais vivem, até hoje, sem as devidas licenças que deveriam ser liberadas pelos órgãos do governo. O GDF enrola e o MP se faz de surdo-mudo.

Os prejuízos às comunidades condominiais que aguardam a titularidade de suas moradias, causados pelo não cumprimento do TAC, são enormes na visão da Associação dos Condomínios do Jardim Botânico.

Para a entidade o que é mais constrangedor para quem mora em condomínios é ver as casas sendo derrubadas e o GDF chamando os moradores de grileiros e invasores. Condomínios consolidados há mais de 25 anos têm sido vítima das turbações em suas áreas feitas pela Terracap. O pseudo Fórum Distrital de Regularização Fundiária criado em dezembro de 2011, não faz um gesto para cobrar o cumprimento do TAC e segue desacreditado e insignificante para aquilo que foi criado.

Ontem, durante a criação do Conseg do Altiplano Leste que reuniu moradores da região, o assunto de exigir que o MP imponha o cumprimento do TAC 02/2007 foi colocado durante a reunião. O gesto dos moradores do Jardim Botânico deverá ser seguido pelas entidades representativas do Setor Habitacional Vicente Pires e da região de Sobradinho.

Da Redação Radar

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Vai de Graça ultrapassa 10 milhões de acessos no transporte público do DF

O Programa Vai de Graça alcançou a marca de 10,7 milhões...

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil...

Campanha do GDF alerta sobre riscos do transporte pirata

O GDF lançou uma campanha para combater o transporte ilegal de...

Projeto de cinema ao ar livre percorre sete regiões administrativas

O Cinema Inflável consiste na exibição gratuita de filmes a céu...

Bancas sem atividade regular podem ser retomadas pelo GDF

Fechadas há mais de 45 dias, bancas da Feira de Artesanato...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.