O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza dispositivos informatizados que transmitem informações, em tempo real, de todas as linhas de ônibus que integram o sistema público de mobilidade.
A medida auxilia principalmente na retomada da operação dos ônibus nas faixas exclusivas e vias marginais do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga.
Gerenciado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o site DF no Ponto permite consultar itinerários e linhas, inclusive com visualização dos trajetos e informações dos pontos de parada, além de disponibilizar, via sinal de GPS, a localização em tempo real dos ônibus.
“No site do DF no Ponto, o passageiro tem acesso a um portal com as informações completas de todo o serviço de mobilidade. É possível conferir todas as linhas do sistema, horários, itinerários e faixas tarifárias, por exemplo”, explica o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus.
A população conta também com duas empresas credenciadas junto à Semob-DF que fazem a manutenção dos aplicativos Moovit e Citamobi. As empresas utilizam os dados disponibilizados pela secretaria para fazer a divulgação em tempo real das linhas do sistema.
Agora, os 97 coletivos de duas portas circulam pelas faixas de concreto que ligam a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à Avenida Elmo Serejo. As duas pistas marginais e a passagem subterrânea também foram liberadas para o tráfego dos outros coletivos que passam no local.
A entrega das obras de mobilidade urbana beneficia cerca de 52 mil passageiros diariamente, com mais segurança, conforto e comodidade.
“Com essa importante entrega nós disponibilizamos uma quantidade maior de paradas e mais baias. Isso representa mais conforto para os usuários. A faixa central do boulevard, onde operam veículos de duas portas, disponibiliza os recuos para os ônibus. Então, é mais segurança para o usuário quando não obstrui o trânsito caso precise parar para embarcar ou desembarcar passageiro”, defendeu o subsecretário.