O ASSUNTO É

Sesc-DF e Senac-DF marcam nova mobilização contra o desvio de recursos

Publicado em

 

Representantes do Sesc-DF e do Senac-DF estarão, nesta terça-feira (23), reunidos em nova mobilização como protesto ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023.

A medida prevê, em seus artigos 11 e 12, a transferência de 5% dos recursos dessas entidades para custeio da Embratur e promoção do turismo internacional no Brasil.

A aprovação desses artigos ocasionará graves prejuízos de continuidade de serviços oferecidos ao público, entre eles, o risco de encerramento das atividades e fechamento de várias unidades no Distrito Federal.

O ato ocorrerá em frente ao congresso nacional, a partir das 14h e conta com apoio de diversos setores.

Somente no Distrito Federal, quase 10 mil pessoas já participaram dessa iniciativa, demonstrando a indignação e a união da comunidade em defesa das entidades e de seus programas sociais.

Todas as unidades do Sesc-DF estarão fechadas em adesão ao movimento durante o período do protesto.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, espera-se que o movimento promova um diálogo aberto sobre o papel social dessas instituições e a necessidade de proteger seus programas e serviços.

“Essa manifestação é para combater essa possível retirada dos 5% dos nossos recursos. Nossa gestão é muito séria. Somos auditados pelo TCU e temos auditoria interna do Conselho Fiscal. Precisamos chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar. Estamos atuando desde o início do mês para sensibilizar os parlamentares e obtivemos apoio de alguns senadores e da população sobre a importância do Sesc e Senac”, defendeu Aparecido.

Além das manifestações em defesa do Sesc e Senac, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo está colhendo assinaturas para o abaixo-assinado oficial. Já são mais de 710 mil brasileiros que assinaram a petição. Para participar, basta clicar aqui. A mobilização também está ocorrendo em todos os estados e no Distrito Federal.

O movimento conta, também, com forte apoio também da classe artística. O poeta do Rap, Genival Oliveira Gonçalves, conhecido nacionalmente como Gog, defendeu as instituições e convidou a população para o protesto desta terça (23). “Estarei amanhã na manifestação porque eu sou Sesc, eu sou Senac e contrário a qualquer corte de verba dessas instituições”, disse o artista.

Risco de fechamento de unidades

O desvio desses recursos tem gerado grande repercussão e preocupação do Sesc e Senac. Essas instituições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social e profissional dos brasilienses, oferecendo programas e serviços nas áreas de educação, assistência, saúde, cultura e esporte.

52903586759_218dca0630_o.jpg
Foto: Kléber Lima

Com o corte de 5% no orçamento, o Sesc-DF enfrentará grandes prejuízos que afetarão diretamente milhares de pessoas. O valor representará centenas de demissões do quadro de pessoal da instituição, redução em 43% do número de alunos da educação formal, redução de 40% do número de alunos nas academias do Sesc-DF, menos 60 mil atendimentos na saúde bucal e redução no atendimento para consultas de saúde física, além do fechamento de diversas unidades. Tudo isso impedirá que o Sesc-DF ofereça novas instalações e novos atendimentos para milhares de pessoas no Distrito Federal.

Atualmente o Sesc-DF possui mais de 500 mil credenciados em todo a capital federal. São 210 mil pessoas que acessam os clubes, mais de 980 apresentações artísticas realizadas anualmente, mais de 4 mil passeios e excursões, mais de 35 mil atletas em competições esportivas, mais de dois mil alunos matriculados em escolas Edusesc, mais de 340 mil atendimentos na área de saúde e mais de 1 milhão e 400 mil quilos de alimentos arrecadados pelo Mesa Brasil Sesc no último ano.

No caso do Senac-DF, o desvio dos recursos seria responsável pelo impacto nas obras de melhorias e expansão de quatro unidades da instituição, encerramento de 1.053 matrículas gratuitas, cancelamento de 35 turmas e mais de 206 mil horas-aula de cursos reduzidas por ano

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

Mais Radar

Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico em QR Code

Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte...

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a...

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do...

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital...

GDF intensifica trabalhos preventivos contra a violência no ambiente escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou uma reunião...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.