A Semana Nacional de Trânsito (SNT) promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) teve início na tarde dessa segunda-feira (18) com a solenidade de abertura no auditório da sede do Departamento de Trânsito (Detran-DF).
“A importância da Semana de Trânsito é poder levar informações de conscientização aos condutores, pedestres e motociclistas. A educação no trânsito vai influenciar na diminuição dos acidentes e das mortes no trânsito no DF. Por isso estamos com diversas programações pelas vias, nas escolas e no Parque da Cidade”, diz o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento.
O destaque é o evento educativo a ser realizado entre 21 e 24 de setembro, das 9h às 17h, no Estacionamento 11 do Parque da Cidade. Serão quatro dias abertos ao público com exposição de viaturas, teatro, entrega de kits e materiais educativos, apresentações artísticas, circuito de palestras e serviços públicos.
O foco do projeto é reforçar a utilização da faixa de pedestres, um patrimônio do trânsito de Brasília, e também fortalecer as campanhas contra a poluição sonora e os perigos do uso do celular e da ingestão de bebidas com a direção.
As ações educativas também se estenderão às escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Durante a Semana Nacional de Trânsito, os agentes do Detran também estarão fiscalizando e policiando o trânsito.
Serão realizadas 2.677 operações. “Estaremos fazendo as operações corriqueiras, que acontecem todos os dias, mas com um incremento de 25%. Intensificando todas. Essa é a forma de mantermos os bons resultados que já temos no DF”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Clever Farias.