O ASSUNTO É

SEM RODAS DE CONVERSAS: Thiago de Andrade diz que casas do Morro da Cruz serão derrubadas

Publicado em

1 thiago andradeOrientado pelo governador Rodrigo Rollemberg, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, foi incisivo ao afirmar nesta quinta-feira (09), que as centenas de famílias que construíram casas no Morro da Cruz, área que dará lugar a construção de  casas e apartamentos serão erradicadas pela AGEFIS.


A informação foi dada ao próprio presidente da Associação dos Moradores do Morro da Cruz, Bernardo Rogério Filho, que saiu da reunião preocupado com a situação das famílias que moram na área Zumbi de Palmares. No dia 1 de abril a AGEFIS realizou uma operação derrubando 13 casas e ainda humilhou e levou para a delegacia os representantes da comunidade.

1 thiago andradeOrientado pelo governador Rodrigo Rollemberg, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, foi incisivo ao afirmar nesta quinta-feira (09), que as centenas de famílias que construíram casas no Morro da Cruz, área que dará lugar a construção de casas e apartamentos serão erradicadas pela AGEFIS.


A informação foi dada ao próprio presidente da Associação dos Moradores do Morro da Cruz, Bernardo Rogério Filho, que saiu da reunião preocupado com a situação das famílias que moram na área Zumbi de Palmares. No dia 1 de abril a AGEFIS realizou uma operação derrubando 13 casas e ainda humilhou e levou para a delegacia os representantes da comunidade.

1 morrodacruzO secretario Thiago de Andrade disse ainda ao representante dos moradores do Morro da Cruz não achar justo que os atuais moradores furem a fila dos já escritos ao projeto do novo bairro Crixá e Nacional que serão construídos na região administrativa de São Sebastião.

O programa habitacional para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. gestado durante o governo Agnelo passou agora ser a maior ambição do governo Rollemberg. O governo diz ter total apoio dos 24 deputados, entre eles o distrital Lira, um dos mais votados no Morro da Cruz, bem como de Agaciel Maia. Essas novas unidades serão construídas na região do Crixá (2.960) e Bairro Nacional (3.872), em São Sebastião.

As obras custarão, aproximadamente, R$ 520 milhões. O projeto prevê prédios de quatro pavimentos (térreo mais três), com apartamentos de dois dormitórios e 46 metros quadrados. O contrato com a empresa responsável está em fase de homologação.

O medo voltou ontem a atormentar as centenas de moradores que não sabe o que fazer e para onde ir com as suas famílias se realmente o plano de derrubadas for posto em pratica pelo governo. A revolta é geral. Muitos dispostos a enfrentar os tratores da AGEFIS e resistir as derrubadas.

Ontem, o presidente da Associação, Rogério Filho, procurou o gabinete do deputado distrital Lira (PHS) mas não o encontrou na Câmara Legislativa. Lira foi o deputado que recebeu a maioria dos votos dos dez mil moradores do Morro da Cruz na eleição do ano passado.

Durante a campanha eleitoral ele e o então candidato a governador Rodrigo Rollemberg, numa “roda de conversas” com a comunidade prometeram que a situação dos moradores seriam regularizadas e que não haveria derrubadas de suas moradias. O povo acreditou.

Lira se queimou na comunidade

No dia da derrubadas das 13 casas pelos tratores da AGEFIS o distrital não se fez presente na comunidade. O celular dele ficou desligado, segundo o presidente da associação dos moradores. Acusado pela população de não aparecer no momento em que a comunidade mais precisou dele, o distrital procurou na última terça-feira (08) a presidente da AGEFIS, Bruna Pinheiro, para pedir, segundo ele, explicações sobre as recentes derrubadas de residências ocorridas em São Sebastião.

Na sua página pessoal no facebook, Lira diz ter cobrado um tratamento diferenciado às famílias que moram atualmente nos bairros Morro da Cruz, Capão Comprido, Crixá e Vila do Boa, por serem áreas de interesse social.

A presidente da AGEFIS, por seu turno, esclareceu que a agência está considerando como invasões novas todas as construções que foram levantadas depois de julho do ano passado. Bruna Pinheiro também disse ao deputado que não haverá concessões e que as casas serão demolidas.

Pressionado pela população o deputado distrital está convidando todos os moradores do Morro da Cruz para esclarecer dúvidas sobre as recentes derrubadas feitas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal na região. Ele diz que quer conversar com a população sobre o assunto. 

1 frase lira

A reunião será no próximo sábado (11/4) às 17h, em frente à antiga quadra de tênis. Por conta do convite muitos foram os comentários nas redes sociais.

Da Redação Radar


GDF FAZ BALANÇO DA SEMANA DE REGULARIZAÇÃO FISCAL

A Secretaria de Fazenda (SEF/DF) concederá entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira (10), para apresentar as regras de negociação de débitos fiscais na 2ª fase do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis).

Na ocasião também será divulgado o balanço final da Semana de Regularização Fiscal, ocorrida no mês de março, com valores arrecadados, número de atendimentos, de negociações e outras informações.

Na pauta está o conjunto de medidas tomadas pela Secretaria que tem como objetivo regularizar as dívidas junto ao governo.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Condomínios são reféns da inércia da Terracap e do Ibram, diz AJAB

Há mais de 30 anos, moradores enfrentam insegurança jurídica enquanto órgãos do GDF, como a Terracap, Ministério Público e Poder Judiciário, fazem corpo mole e ignoram leis e acordos que preveem a regularização dos condomínios do Jardim Botânico.

Mais Radar

Centros interescolares de línguas abrem vagas para cursos de idiomas nesta sexta (18)

Os Centros interescolares de línguas (CILs) estão com vagas abertas para...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 27 para abrir conta no BRB

Novas famílias foram selecionadas para fazer parte do programa DF Social....

Big BSB: Inovação em “self storage” e guarda-móveis em Brasília

Vitor e Vilma Vilela, à frente da Big BSB Self Storage, revolucionam o mercado de guarda-móveis em Brasília com um serviço inovador de armazenamento, transporte e embalagem, oferecendo praticidade e segurança há mais de 30 anos na capital federal.

Concurso do projeto arquitetônico do Memorial da Democracia abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o concurso público nacional de arquitetura...

Novo programa amplia acesso a diagnósticos e tratamentos oncológicos na rede pública

O programa “O câncer não espera, o GDF também não" garante...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.