A decisão do governador Rodrigo Rollemberg de atrelar o Jardim Botânico, região tipicamente de condomínios fechados, ao Paranoá, São Sebastião e Itapoã causou reação diversas na população da cidade, cujo valor imobiliário perde com a adoção da medida.
O preço dos imóveis no Jardim Botânico pode despencar ao se nivelar, por exemplo, a um lote adquirido no Itapoã, em São Sebastião ou mesmo no Paraná, segundo especialistas do setor imobiliário.
Apesar da ameaça da perda no valor dos imóveis do Jardim Botânico, no entanto os moradores dos condomínios vão ter que pagar mas caro esse ano o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) que sofreu um reajuste de 6,33%.
A medida de Rollemberg que transformou a Região Administrativa do Jardim Botânico a uma sub-administração não agradou aos moradores que protocolaram uma carta aberta ao governador apontando a necessidade da RA XXVII ser mantida e que acatasse os nomes da lista tríplices feita sob consulta popular para administrador da cidade.