O ASSUNTO É

SEGURANÇA PÚBLICA: Comandante da PMDF diz que não há crise institucional entre a Polícia Militar e Polícia Civil

Publicado em

coronel-nunesO comandante da Policia Militar do Distrito Federal, Coronel Nunes, disse que as duas instituições mais importantes da Segurança Pública trabalham harmonicamente no combate a criminalidade e na proteção da sociedade.

barra2

LETRA N COM ASPASão gostaria de me estender nesse tema, mas posso adiantar que não há nenhum clima de insatisfação ou desavença na relação entre as instituições Polícia Militar e Polícia Civil”, disse ao Radar o comandante geral da PMDF, Coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, durante uma coletiva ocorrida nesta terça-feira (11).

A resposta do comandante geral girou em torno da pergunta sobre o acirramento do debate da campanha salarial dos policiais civis que se dizem prejudicados nas negociações com o GDF depois que a PM resolveu também pedir aumento e reivindicar o mesmo tratamento isonômico salarial ao governo de Brasília.

Apesar de não haver um pedido formal de reajuste dos bombeiros e policiais militares, o comandante  disse que o governo é ciente das reivindicações dos militares. Atualmente, o DF conta com 1.121 oficiais e 12.383 praças da PM enquanto no Corpo de Bombeiros são 759 oficiais e 4.965 praças. O custo com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e com a Polícia Civil é de R$ 6,5 bilhões por ano.

img-20161012-wa0001O GDF se queixa que os recursos do Fundo Constitucional são insuficientes para cobrir a despesa da Segurança e que por isso o complemento é feito com recursos Tesouro do DF, que é chamado de transbordo.

Nunes diz reconhecer as dificuldades que a corporação militar vem enfrentando. Na sua a avaliação, “a causa decorre da pior crise econômica do país onde vários cenários que afetam o sistema de proteção social, como o desemprego e a crescente desigualdades sociais no DF, geram fortes impactos à Segurança Pública”.
Ele conta que ao assumir o comando da PMDF no inicio do ano a previsão era de que 500 policias entraria para a reserva. Ainda não acabou o ano e já saíram 1.200. Havia uma previsão de sair 500 policiais em 2016 já saíram 1.200 e nos últimos 12 meses cerca de 2.200. “Só no décimo batalhão de Ceilândia tem cerca de 36 requerimento de militares pedindo para sair e esses pedidos não deixam de se proliferar por todos as unidades”, afirma Nunes.

O Radar apurou junto às associações representativas da categoria que o motivo de tanto pedido de dispensa está na falta de incentivo, Plano de Saúde e um Plano de Carreira que motivasse praças e oficiais a continuar na ativa.

barrinha“Apesar de tudo, quando a gente pega a nossa estatística de produtividade com carros recuperados, armas aprendidas e criminosos presos, vemos que nesta guerra ainda somos os vencedores. O policial tem se empenhado e se entregado de corpo e alma em defesa da sociedade”, destacou.

Nunes também contabiliza pelo êxito nas ruas por ser a Policia Militar do Distrito Federal uma das melhores do país. A PM tem uma faculdade reconhecida pelo MEC e investiu por onze anos na formação superior de seus policias que chaga a quase 100% da tropa.

“Caso de corrupção na tropa é praticamente inexistente e me responsabilizo no que afirmo”, Fomos eleitos a policia mais pacifica do Brasil com todo esse rolo de impeachment e grandes eventos como as olimpíadas e não tivemos um só problema. Se o policial tem maior conhecimento jurídico, operacional e social e conhecimento de personalidade humana ele sabe compreender o outro lado e tem mais poder de persuasão para resolver o problema. Um policial vale ouro nas ruas por evitar uma série de crimes”, afirma Nunes.

Sobre o decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg que cria uma nova reestruturação da Policia Militar, o comandante justifica que foi a forma encontrada de racionalizar os gastos diante de uma crise no orçamento que afeta todos os órgãos de governo. A PM tem hoje um efetivo de 13.300 homens e que menos cresceu nos últimos 25 anos. “Até o final do ano haverá concurso para o ingresso de duas mil pessoas”, afirmou Coronel Nunes.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Medalha Ernesto Silva nos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga

No ponto alto da celebração dos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga, o presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte, entrega emocionadamente a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" à presidente do RC de Taguatinga, Erica Kikushi,

Mais Radar

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»