O presidente Lula assinou uma série de atos e repasses financeiros que vão impactar as unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, na prevenção e o combate à violência no ambiente escolar
As medidas assinadas nessa sexta-feira (21) sugerem mais ferramentas para proteção dos alunos. Ações de controle de armas e proteção da região amazônica e das fronteiras também foram acordadas.
No discurso, Lula falou sobre o papel da União e dos estados na luta por uma segurança pública mais forte. “O que nós queremos é ser parceiros para diminuir a violência no país. Não queremos ocupar o papel dos estados”, disse o presidente.
Com o recebimento de R$ 3 milhões entre investimento e custeio, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai comprar sete viaturas e destiná-las ao Batalhão de Policiamento Escolar da Polícia Militar, o que vai permitir um patrulhamento adicional a 56 escolas.
“O Fundo Nacional de Segurança é muito importante para a gente poder recompor também parte dos equipamentos aqui no DF das forças de segurança e isso vai nos ajudar bastante. Esse repasse vem em boa hora e, com isso, nós vamos fazer mais investimentos na segurança do Distrito Federal, que já é muito boa”, disse Ibaneis Rocha.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), as forças de segurança monitoram um grupo de 1.624 escolas e creches das redes pública e privada, além de faculdades e universidades.