O ASSUNTO É

SEGREGAÇÃO URBANA: GOVERNO ROLLEMBERG PREPARA UMA ORLA PARA OS RICOS NA “PENÍNSULA DOS MINISTROS” E OUTRA PARA OS POBRES AO LADO DO ESGOTO

Publicado em

1adeckpovaoA orla é de todos? Nem tanto assim. Grande parte das 500 pessoas que participaram no ano passado do evento denominado “isoporsinho na orla do povo”, que serviu para zoar  os moradores do Lago Sul, organizado pelo PSB do governador Rodrigo Rollemberg, ocorrido na Península dos Ministros, não terá a mesma chance de frequentar o mesmo local quando os caros e sofisticados restaurantes administrados pela Natura estiveram funcionando. Esta área é para os endinheirados. Já a área destinada ao lazer das pessoas de baixa renda está sendo preparada ao lado do esgoto da Caesb.

                                                                               

LETRA Asegregação urbana, também chamada de segregação socioespacial, estará presente no chamado projeto “Orla Livre” que será dividida em duas partes que poucos são capazes de perceber. Uma que será frequentada pelos que possuem alto poder aquisitivo, como ocorre hoje no Pontão do Lago Sul, e a outra área para receber o povão sem dinheiro, mas que contará com parques infantis, ponto de encontro comunitário, equipamentos de ginástica, anfiteatro, pista de skate, quadras poliesportiva e de vôlei de areia. O que chama a atenção é que essa última está sendo construída ao lado da estação de tratamento de esgoto Sul da Cesb.

Quem passa pela Estrada Park das Nações só se dar conta de que ali existe uma Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), pela liberação de gases podres que exala e é sentido nas regiões próximas e até por quem transita com os carros de vidros fechados. O vento se encarrega de levar o odor insuportável a quilômetros de distância.

É bem ao lado dessa estação de tratamento de fezes que o Governo Rollemberg escolheu como o melhor lugar destinado ao lazer do povo a beira do Paranoá. É lá também que será garantido o chamado isoporzinho da orla nos moldes que foi realizado em agosto do ano passado quando 500 pessoas, convocadas pelo partido político do governador, foram à Península dos Ministros para comemorar as derrubadas realizadas pela Agefis na região que só não prosseguiram adiante devida uma ação popular na justiça federal que travou as operações.

Na visão de alguns especialistas consultados por Radar o governo Rollemberg toma uma postura típica de quem pratica a segregação urbana – também chamada de segregação socioespacial ao fazer a divisão de classes. “O governo cria à periferização da orla e estabelecendo a marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço da cidade”, diz o sociólogo brasiliense André Santos.

Pior do que isso: o lugar escolhido para a construção do Deck Sul, local destinado para maquear a “democratização da orla do Paranoá”, é completamente inadequado para banhos pela aproximação com a estação de tratamento que de vez enquanto transborda lodo inatura para dentro do lago.

Há dez dias ocorreu um vazamento de lodo da estação de tratamento de esgoto da Caesb no Lago Norte. O material é altamente poluente. O lodo transbordou durante meia hora de um dos tanques da estação de tratamento e a Caesb não soube precisar a quantidade que chegou ao lago. Existem cerca de 28 pontos na orla bem mais saudáveis, longe da estação de tratamento de esgoto da Caesb a onde, um deles,  poderia ser utilizado para a construção do “deck do povão”.

Da Redação Radar

{module [135]}

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Depois de quebrar o Brasil, Lula arma cilada para endividar o povo

Governo Lula, após afundar o país em dívidas, agora empurra 68 milhões de trabalhadores para o consignado: mais uma armadilha que troca alívio por correntes. Enquanto os bancos lucram, o povo irá afundar na miséria.

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->