O ASSUNTO É

SECTI-DF anuncia criação de Diretoria de Jogos Eletrônicos

Publicado em

Com o compromisso de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico, uma economia mais inovadora e criativa, que incentiva oportunidades de negócios, emprego e renda, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF), criou a Diretoria de Jogos Eletrônicos.

A medida tem como objetivo contemplar demandas da sociedade, promover a qualificação profissional de jovens e fomentar o desenvolvimento do mercado de games, em expansão no DF.

Para o secretário da SECTI-DF Gustavo Amaral, a criação desta Diretoria representa um avanço no sentido de transformar o DF em um polo tecnológico e de incluir jovens empreendedores no mercado.

“Agora, temos uma Diretoria de Jogos Eletrônicos, pois sabemos do potencial deles para o mercado de trabalho e para a economia”, afirma.

Atualmente, o Distrito Federal conta com 20 empresas desenvolvedoras de games. O relatório anual da Associação de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos do DF (Abring) aponta que o faturamento do setor ultrapassou R$ 8,5 milhões em 2022, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior.

Ao todo, foram desenvolvidos 46 projetos, sendo 25 deles autorais e 21 de prestação de serviços.

Vale destacar que o setor foi o responsável pela geração de 182 empregos diretos e esse número pode crescer ainda mais, já que 54% dos respondentes não formalizados do levantamento feito pela Abring pretendem abrir uma empresa de jogos.

De acordo com representantes da indústria de games, um dos aspectos que contribuiu para a expansão do mercado foi a cooperação entre desenvolvedores e o apoio do Governo do Distrito Federal que, em 2018, acrescentou a linha de jogos eletrônicos nos editais de Fundo de Apoio à Cultura e, em 2021, lançou editais de fomento ao desenvolvimento de empresas startups da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF).

Em 2023, o edital FAC Brasília Multicultural I conta com uma linha específica de R$ 500 mil para a produção de jogos eletrônicos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

Mais Radar

Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico em QR Code

Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte...

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a...

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do...

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital...

GDF intensifica trabalhos preventivos contra a violência no ambiente escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou uma reunião...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.