O ASSUNTO É

SECRETÁRIA DE SEGURANÇA MÁRCIA ALENCAR DESTACA TRABALHO DO “BATALHÃO SOLIDÁRIO” E PARABENIZA A POPULAÇÃO DO TORORÓ

Publicado em

1AMARCIAVIVIO conceito de estreitar os laços de amizade com as comunidades, implantado pelo Major QOPM José Ítalo Soares Tomás, comandante do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul, ganhou destaque durante a reunião dos CONSEGs, ocorrida nesta segunda-feira, 04, na Secretaria de Segurança Pública e Paz Social.

                                                                                   

LETRA Asecretária Márcia Alencar disse que a experiência feita no Tororó, área do 3º BPRS, deve ser replicada para outras regiões administrativas do DF. Ela parabenizou o Major Ítalo e a comunidade na pessoa da presidente do Consegue/Tororó, Viviane Fidélis.

A DF-140 do Setor habitacional Tororó que se interliga com a DF-001 do Jardim Botânico, aos poucos está deixando de ser a via de escapamentos das quadrilhas criminosas que, até pouco tempo, podia transitar e atacar na região com muita tranquilidade.

Na semana passada, por exemplo, a equipe do Sargento Agamenon capturou dois bandidos que fugiam em um carro roubado após ter sido seguido, de longe, por um morador que acionou a Policia informando a placa do carro suspeito e a posição exata dos meliantes por meio de uma sequencia de áudios enviados pelo grupo do whatsapp. Os bandidos não tiveram escapatória. Foram presos e a comunidade inteira, participante do grupo, aplaudiu.

O combate ao crime na região tem sido eficaz por causa de uma iniciativa simples, e muito eficiente, implantada pelo Major Ítalo, comandante do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul que contou com a total adesão da comunidade.

Formou-se então o “Batalhão Solidário” composto por 70 homens da Policia Militar que se entrosam e se comunicam com duas centenas de moradores por meio de um grupo de whatsapp, criado pelo CONSEGs. A comunidade passou a ser o olho atento da polícia e recebe orientação de como proceder em um caso como o citado acima.

Foi exatamente isso que a presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Tororó, Viviane Fidélis, fez questão de pontuar durante um encontro ocorrido nesta segunda-feira, 04, presidido pela secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia Alencar. O encontro tem o objetivo de reunir uma vez por mês os 37 presidentes dos CONSEGs do Distrito Federal para ouvir a todos e encaminhar as suas demandas.

1AITAALO“A experiência vivida entre os policiais do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul e a Comunidade do Tororó será estendida para todas as regiões administrativas do DF,” disse a secretária. Ela afirmou que essa inteiração de amizade da Policia com cada cidadão e cidadã no Setor Habitacional Tororó é uma experiência bem sucedida que tem sido acompanhada pela Secretaria de Segurança e pelo Comando Geral da Policia Militar e que tem contribuído essencialmente para a drástica redução do índice de ilícitos na região.

“Esse trabalho fortalece a confiança da comunidade na Policia e aproveito para parabenizar o Major Ítalo, comandante do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul e, de modo especial, a comunidade aqui representada pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Tororó , Viviane Fidelis”,disse.

A secretária Márcia Alencar informou ainda que participará da reunião do CONSEGs/Tororó marcada para o próximo dia 12, a partir das 19 horas no salão de reuniões do condomínio Santa Mônica, quando debaterá pessoalmente com a comunidade sobre a implantação de um ponto de apoio do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul e uma sala para o Conseg dentro do Parque Distrital Salto do Tororó.

“A construção de equipamentos básicos dentro do Parque do Tororó é uma reivindicação antiga da comunidade e vai estimular os 15 habitantes da região a prática do laser e do ecoturismo na área dos 61,358 hectares. Mas isso só será garantido se tivermos a presença da Policia no Local”, disse Viviane Fidélis que defende a construção de um ponto de apoio do 3º Batalhão de Policiamento Rural Sul na área.

A criação do Parque Distrital Salto do Tororó é resultado de parte da compensação ambiental dos condomínios da região junto ao IBRAM, gestor do parque. Além disso, os moradores da região vão custear o plano de manejo. A comunidade esperar pela vontade do Ibram para se mexer e autorizar o licenciamento para a construção dos equipamentos.

EM TEMPO: A maior reclamação dos dirigentes dos Consegs feita durante a reunião de ontem foi sobre a ausência dos administradores regionais nas reuniões convocadas pelas comunidades. A presença de autoridades nas reuniões do Conseg é obrigatória, mas são poucos que atendem essa regra. A maioria está se lixando para o que diz a regra. Uma lástima.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->