O ASSUNTO É

“SE MARCOS JÚNIOR MENTIR, SAIRÁ ALGEMADO DE LÁ”, DIZ WELLINGTON LUIZ, PRESIDENTE DA CPI DA SAÚDE QUE APURA ROUBALHEIRA DO DINHEIRO PÚBLICO

Publicado em

1adepluizO presidente da CPI da Saúde, deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), disse ao Radar nesta manhã de sábado (23), que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa, já possui documentos com fortes indícios de que possa existir roubalheira do dinheiro público dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O parlamentar afirmou ainda, que Marcos Júnior não pode mentir durante o seu depoimento, marcado para o início de agosto, sob pena de sair algemado da CPI.

                                                                     

LETRA O NOVOque disse, de forma antecipada (Veja Aqui), o ex-subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Saúde, Marco Antônio Ferreira da Silveira Júnior de que o mapa apresentado por Marli Rodrigues na CPI não se trata do mapa da propina, não irá diminuir o foco que os membros da CPI da Saúde concentram sobre ele. “Marcos Júnior terá que dizer a verdade, somente a verdade. Se mentir, sairá preso”, disse o distrital Wellington Luiz, presidente da CPI da Saúde da Câmara Legislativa.

Desde a entrega de documentos à CPI pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, que foi ouvida como testemunha na última quinta-feira, que os membros da Comissão se debruçam com, a ajuda de delegados de polícia e peritos, no análise da documentação.

O Sistema de Saúde Público do DF gasta mais de R$ 7 bilhões ao ano. A CPI criada pela Câmara Legislativa quer saber por que a dinheirama não está dando nem mesmo para comprar agulhas, seringas e algodão aos hospitais públicos do Distrito Federal. “A Saúde é um saco sem fundo e alguém está botando o dinheiro no bolso”, suspeita o cidadão mais simples do povo que não tem o atendimento que deveria ter no sistema de saúde publico.

Em conversa com o Radar, o deputado disse que as afirmativas antecipadas do ex-subsecretário de Infraestrutura e Logística não eliminam os fortes indícios de corrupção que está sendo apurado de forma “cautelosa e responsável” pela CPI.

“Primeiro, Marcos Júnior reconhece que foi ele quem fez o organograma apresentado por Marli Rodrigues na CPI da Saúde. Segundo, existem áudios que aparece ele falando sobre um suposto pagamento de propinas. Vamos ter que confrontar tudo isso. O Marcos terá que lembrar que ele irá depor na CPI e que lá será obrigado a falar sobre juramento”, afirmou o deputado.

Wellington Luiz disse que mesmo que o mapa entregue por Marli Rodrigues não seja o mapa do pagamento de propinas  como a sindicalista sustenta, mas que seja o mapa do apadrinhamento político, o seu autor, Marcos Júnior, terá que explicar tudo isso já que também é um fato muito grave. “Como é que gente que nada tem a ver com a saúde pública está indicando pessoas para fazer a gestão da pasta?”, questiona o parlamentar.

O questionamento se dar ao fato de o servidor do Ministério da Saúde, Ricardo Cardoso, ter superpoderes mais que o secretário de Saúde de plantão, como é o caso agora de Humberto Machado, para gerir a pasta. Isso também teria sido um dos motivos para que o ex-secretário de Saúde, Fábio Gondim ter pedir para deixar a pasta. Gondim também será convocado a depor.Qual é o esquema que estar por trás de tudo isso?

Para essas perguntas haverá respostas na retomada dos trabalhos da CPI da Saúde, marcado para o inicio de agosto. No rol dos primeiros convocados estão Marcos Júnior, Ricardo Cardoso dos Santos, diretor executivo do Fundo de Saúde do Distrito Federal e Marcello Nóbrega, subsecretário de administração geral da Secretaria de Saúde. O bicho vai pegar.

Da Redação Radar

ÚLTIMOS DIAS PARA A VOTAÇÃO EM NOSSA ENQUETE:

{module [135]}

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Sistema CFT/CRTs, que...

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->