Com um investimento de aproximadamente R$ 204 milhões, a Secretaria de Saúde e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) firmaram convênio para a construção do novo Hospital Clínico Ortopédico (HCO) do Guará.
A licitação, na modalidade presencial, está aberta e agendada pela Novacap para 28 de junho. O certame inclui desde a elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia até a obra e a aquisição de mobiliário.
A construção deve ser entregue em dois anos e meio. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, “a demanda por cirurgias ortopédicas cresceu e a nova unidade terá o objetivo de garantir esse tipo de assistência”.
O HCO será erguido em um terreno de 70 mil metros quadrados na QE 23 do Guará II. O prédio terá 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de unidade de terapia intensiva (UTI).
Além disso, os pacientes vão contar com um centro cirúrgico com seis salas, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório. A pasta divulgou uma maquete do novo hospital.
A unidade será referenciada em clínica médica e ortopédica, com especializações em cirurgias eletivas. De acordo com a pasta, o Hospital não funcionará no esquema “porta aberta”, por demanda espontânea.