O governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis garantiram que o transformista paranaense que foi detido pela Polícia Militar do Distrito Federal enquanto fazia uma performance de nudez no ultimo dia 15, na praça do Museu da República, voltará à capital em setembro. Maikon Kempinski vai repetir a encenação no mesmo local, desta vez pelo festival Cena Contemporânea, que ocorre entre 22 de agosto e 3 de setembro.
O artista também vai aproveitar o retorno a Brasília para participar de um debate sobre nudez artística. Na ocasião, Kempinski vai falar sobre a carreira, o processo de construção artística e os aspectos culturais, políticos e sociais inseridos no contexto da detenção no dia 15 de julho. A Secretaria de Cultura vai bancar o cachê.
Maikon Kempinski qualificou a atuação da PM como “violenta”. Por causa da detenção, por atos obscenos em horário e local não permitido, o governador Rollemberg, no mesmo dia, entrou em contato com o Comandante da PMDF, coronel Nunes para reprovar a atuação da equipe de policiais militares. O governador exigiu a rigorosa apuração dos fatos.
Também soltou uma nota lembram que a cultura é sempre bem-vinda à capital da república e lamentou o desconforto causado ao artista, “pois o governo acredita, apoia e incentiva a livre manifestação artística”, afirmou o governador, em nota.