O ASSUNTO É

ROLLEMBERG faz crítica a Temer por ter convocado Forças Armadas contra vandalismo

Publicado em

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB), criticou a medida do presidente da República, Michel Temer, ao assinar decreto de convocação das Forças Armadas para conter atos de vandalismo que incendiou prédios e depredou o patrimônio público na Esplanada dos Ministérios. O fato ocorreu durante a violenta manifestação organizada pelas centrais sindicais nesta quarta-feira

 

m nota, Rollemberg classificou a medida de “extrema adotada sem conhecimento prévio e nem anuência do Governo de Brasília e sem respeitar os requisitos da Lei Complementar nº 97/99″, disse o governador.

Nota Oficial do GDF
O Governo de Brasília lamenta os episódios ocorridos na manifestação de hoje quando alguns grupos agiram com violência, depredando o patrimônio público e privado. É dever do Estado garantir o direito à manifestação, para que todos possam se expressar de forma respeitosa, sem colocar em risco a integridade das pessoas e do patrimônio público. A Polícia Militar do Distrito Federal agiu de acordo com o Protocolo Tático Integrado assinado pelos governos federal e distrital, no mês passado, em que a segurança dos prédios públicos federais ficou sob a responsabilidade da União.

Em todas as 151 manifestações realizadas nos últimos dois anos, as forças de segurança federal e distrital agiram de maneira integrada e colaborativa. Em todas as ocasiões a Polícia Militar agiu com eficácia e eficiência, demonstrando estar plenamente apta ao regular desempenho de sua missão constitucional. Eventuais excessos serão rigorosamente apurados.

No entanto, para surpresa do Governo de Brasília, a Presidência da República decidiu na tarde de hoje recorrer ao uso das Forças Armadas, medida extrema adotada sem conhecimento prévio e nem anuência do Governo de Brasília e sem respeitar os requisitos da Lei Complementar nº 97/99 (artigo 15, parágrafos 2º e 3º).

Os fatos de hoje em Brasília retratam a grave crise política do país. Não é a violência e nem a restrição de liberdade que a resolverão. A solução virá do estrito respeito à Constituição e às leis em vigor no país.
Rodrigo Rollemberg

Posição do Governo Federal
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência divulgou uma nota ontem na qual informou que o decreto do presidente Michel Temer, que autoriza a presença das Forças Armadas nas ruas do Distrito Federal, será revogado após a “ordem” ser restabelecida .

O Ministério da Defesa informou que serão empregados 1,5 mil militares para cumprimento do decreto de garantia da lei e da ordem no Distrito Federal – 1,3 mil do Exército e 200 fuzileiros navais. Todos os homens são de unidades militares de Brasília, informou a assessoria do ministério.

Presidência enviou uma mensagem de Temer aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), no qual disse que o decreto tem como “única intenção” garantir manifestações “pacíficas”, não “destrutivas”.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Republicanos DF se reúne dia 16 para filiar Gustavo Rocha e Fernando Fernandes. Negociação de Ibaneis Rocha com Marcos Pereira visa Gustavo como vice de Celina Leão em 2026. Partido ganha força com nova secretaria para Gilvan Máximo.

Mais Radar

Inscrições para o Selo Acessibilidade 2025 estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Selo...

Beneficiários de programas habitacionais assinam contratos de individualização das moradias

Beneficiários do programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab)...

Brasília recebe Challenger Internacional FIBA 3×3 neste final de semana

O Challenger Internacional FIBA 3x3 será sediado em Brasília neste fim...

População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF

O Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) pode receber propostas da...

Veja onde resolver questões de energia elétrica nesta semana

O atendimento da Neoenergia, inclui a participação no projeto Na Sua...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.