A deputada distrital Celina Leão (PDT) foi escolhida na tarde desta quinta-feira, 1º, como presidente da Câmara Legislativa para os próximos dois anos. Cerca de 16 deputados votaram favorável a pedetista depois de muita negociação. Liliane Roriz (PRTB) foi escolhida pela maioria como vice- presidente da CL.
Os nove deputados distritais que integram o PMDB, PT, PTB e PP que pleiteavam a vice-presidência e a 2ª Secretaria, terminaram sem nenhum cargo. Os parlamentares não participaram das votações e não encaminharam candidatos aos cargos da Mesa Diretora.
A nova formação da mesa diretora da CL foi comemorada pelo governador Rodrigo Rollemberg por ter ficado de fora os dois principais partidos que já anunciaram oposição ao seu governo: PT e PMDB.
A vitoria folgada de Rollemberg dentro da Câmara Legislativa passou pelo loteamento de parte de seu governo usando como moeda de troca algumas administrações regionais. O que Rollemberg jurava, até a semana passada, de que não iria se dobrar, terminou enveredando pela velha e manjada política do toma lá dá cá.
A candidatura de Celina Leão que estava em baixa nas últimas duas semana por causa da insatisfação dos senadores Cristovam Buarque e José Antonio Reguffe, ambos do PDT, criou fôlego com o compromisso feito pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, de que a legenda trabalhista continuaria fiel ao novo governante do DF.
Composição da nova Mesa Diretora:
Presidente: Celina Leão(PDT)
Vice: Liliane Roriz(PRTB)
Primeiro-secretário: Raimundo Ribeiro(PSDB)
Segundo-secretário: Júlio César(PRB)
Terceiro-secretário: Renato Andrade(PR)