O 1º Ciclo do RenovaDF 2025 convocou mais 1,5 mil pessoas para dar boas vindas a nova etapa. Do total, 150 vagas foram destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A previsão para esse ano é que aproximadamente 6 mil alunos sejam capacitados.
“Quero cumprimentar os familiares que estão aqui prestigiando os nossos alunos, que tiveram coragem de dar o primeiro passo para realmente plantar uma semente da mudança para ter aquilo que a gente fala aqui no GDF, que é a oportunidade. Por meio dessa oportunidade, a gente consegue transformar muitas vidas. Esse é o maior programa de qualificação do Brasil”, ressaltou a governadora em exercício Celina Leão.
O RenovaDF é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda em parceria com a Secretaria de Governo e busca atender demandas de restaurações das administrações regionais.
O programa reúne cursos de iniciação profissional, aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Os alunos são capacitados como profissionais de auxiliar de manutenção com noções de diferentes profissões, como jardineiro, serralheiro, pintor e pedreiro.
Para participar, o interessado precisa ter, pelo menos, 18 anos e residir no DF, em situação de desemprego e nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país.
O curso tem duração de 240 horas (três meses) e os trabalhadores recebem salário mínimo, auxílio-transporte e contam com seguro contra acidentes pessoais.