Cerca de 450 mil pessoas do Distrito Federal deverão passar por teste para o novo coronavírus pelo programa de testagem em massa que iniciou nesta terça-feira (21), e se estenderá até o dia 30 de maio. O primeiro dia da testagem, 3.196 pessoas foram atendidas por meio do sistema drive thru. Do total de testes realizados, 46 testaram positivos para a doença.
Oito postos de atendimento no sistema de drive-thru foram montados em Águas Claras e no Plano Piloto, regiões com maior incidência de casos da doença.
Das 3.196 pessoas que compareceram aos postos, 46 delas testaram para o Covid 19 e podem ser encaminhadas para Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no atendimento do novo coronavirus.
O grupo prioritário para testagem, está sendo em pessoas com sintomas de gripe, incluindo febre. Os médicos informam que é importante que o paciente esteja com sintomas, no mínimo, há sete dias.
O governador Ibaneis Rocha, que acompanhou de perto os trabalhos neste primeiro dia de testes, disse que o GDF está preparado para realizar até o dia 30 de maio, cerca de 450 mil exames de saliva e mucosa em pacientes sintomáticos.
O governador disse ainda que a testagem para o covid 19 é muito importante para as tomadas de medidas futuras como a volta às aulas e a reabertura geral do comércio prevista para o dia 3 de maio.