O ASSUNTO É

QualificaDF Móvel termina o ano com mais de 5 mil formados

Publicado em

Os objetivos do programa QualificaDF Móvel é proporcionar qualificação profissional e incentivo à geração de emprego e renda. O projeto itinerante é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) desde 2021.

Neste ano, a iniciativa passou por 15 regiões administrativas levando certificação para cerca de cinco mil pessoas entre 16 e 70 anos. O programa chega aos alunos por meio de quatro carretas/salas de aula.

Cada uma oferece 220 vagas, sendo 110 no período matutino e 110 no período noturno, para cursos com carga horária total de 80 horas/aula. As formações são escolhidas conforme o perfil da cidade que será atendida e com base na demanda do mercado de trabalho.

Dentre as profissões abordadas neste ano estão atendente de call center, auxiliar de recursos humanos, design gráfico, atendente de farmácia, auxiliar de contabilidade, montagem e manutenção de computadores, auxiliar administrativo e atendente de pet shop.

As carretas estiveram neste ano em Planaltina, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho, Sol Nascente, Brazlândia, Santa Maria, São Sebastião, Gama e Taguatinga.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes afirma que o projeto permite que pessoas sem condições de deslocamento, seja por motivos financeiros ou familiares, tenham acesso à profissionalização.

“O QualificaDF Móvel leva qualificação até o cidadão, onde muitos sequer têm disponibilidade para sair de sua cidade. Para uma mãe de família, por exemplo, ter um curso de qualificação na porta de sua casa faz toda a diferença”, diz o secretário.

O gestor celebra os números alcançados em 2023. “Terminamos o ano qualificando e vamos começar o próximo ano fazendo o mesmo. Foram mais de 45 mil pessoas que receberam formação profissional em 2023 e que alcançaram a empregabilidade que o mercado exige. Atingir essa meta só reforçou e reafirmou os nossos propósitos de capacitação profissional, geração de renda e combate ao desemprego”, ressalta o titular da pasta.

As inscrições para a terceira etapa do 2º Ciclo do QualificaDF Móvel estão abertas até 22 de janeiro. São 880 vagas distribuídas em Ceilândia, Sobradinho II, São Sebastião e Estrutural.

Os resultados serão divulgados no site da Sedet no dia 23 de janeiro e os candidatos convocados terão até o dia 29 para confirmar a matrícula.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos sorrisos para as mulheres vítimas de violência doméstica

O projeto Reconstruindo Sorrisos ajuda mulheres vítimas de violência doméstica e tem como objetivo restaurar a autoestima desse grupo. O programa oferece tratamento dentário...

Mais Radar

Novos sorrisos para as mulheres vítimas de violência doméstica

O projeto Reconstruindo Sorrisos ajuda mulheres vítimas de violência doméstica e...

Mensagem de texto sobre Cartão Prato Cheio é oficial

É oficial a mensagem de texto sobre o Cartão Prato Cheio,...

Centrais de atendimento do GDF passam a funcionar 24 horas por dia

A Central de Relacionamento do Governo do Distrito Federal (GDF) começou...

Hemocentro reforça apelo à população para doar sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está operando com 41% do...

GDF recebe apoio do Congresso para nomear 2 mil policiais

Com apoio do Congresso Nacional, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»