O ASSUNTO É

PSIU, CALADO! OAB-DF mete “mordaça” nos candidatos a desembargador

Publicado em

| Por Toni Duarte//RADAR-DF

Os doze candidatos pela OAB-DF, para a vaga de desembargador, cuja eleição ocorre no final deste mês, estão proibidos de fazer reuniões, dá entrevistas, distribuir santinhos ou falar com a base constituída por quase 50 mil advogados. Se for pego infringindo a regra será banido da disputa.

A disputa eleitoral para a escolha de um advogado da OAB-DF, inscrito  para concorrer uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito federal e Território, pelo quinto constitucional, não tem nada de democrática.

O núcleo duro comandado pelo presidente da Ordem, Délio Lins, publicou, na semana passada, a Resolução Nº 9, que dispõe sobre a elaboração da lista sêxtupla de advogados a ser encaminhada aos tribunais de competência territorial sobre o Distrito Federal.

Entre os 28 artigos, parágrafos e incisos da resolução, segundo a opinião de alguns candidatos, procurados pelo Radar-DF, os trechos considerados polêmicos da resolução estão no Artigo 20, que veda o uso de sítio eletrônico próprio ou de terceiros, que faça alusão à candidatura ao procedimento seletivo.

“A vedação é inconstitucional, eis que dificulta o procedimento de transparência do pleito eleitoral, bem como dificulta compreender como o candidato ao quinto constitucional pensa. O eleitor não consegue conhecer a carreira do candidato, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade”, observou um dos candidatos.

Ele  disse ainda que a norma,imposta pela gestão de Délio Lins, veda a liberdade de imprensa (“lei da mordaça”) ao proibir entrevistas. Isso é um absurdo”, afirmou.

A resolução proíbe a realização de eventos ou reuniões de caráter festivo e de confraternização, como coquetéis, almoços, jantares ou outros da mesma natureza que tenham por objeto ou possam contribuir para a divulgação da candidatura com ou sem a presença do candidato.

VEJA A RESOLUÇÃO AQUI

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Quinto Constitucional | Advogados do DF rejeitam candidatos não militantes a desembargador

Candidata a vaga de desembargador pela OAB-DF pode ser impugnada

Outro candidato consultado pelo Radar-DF disse que a OAB-DF exagerou ao impor medidas aos concorrentes que impedem a livre manifestação do agente público, quando este se encontra na condição de advogado-eleitor.

O item VII, do  artigo 20 da Resolução, veda totalmente “o uso ou a reprodução, no todo ou em parte, de cartas, declarações ou quaisquer outras manifestações de apoio por parte de agente público ou de instituição pública ou privada, com ou sem atuação na área jurídica”.

OAB-DF esclarece:

“O processo eleitoral do Quinto Constitucional foi conduzido de forma democrática e transparente. Todos os candidatos tiveram a oportunidade de conhecer e questionar todas as regras. As regras estabelecidas para as campanhas foram definidas em resolução publicada no dia 9 de abril e têm por objetivo garantir um processo eleitoral equilibrado que mitigue ao máximo eventuais abusos de poder econômico e favoreça o amplo debate de ideias.”

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo recebe Atlético Nacional pelas oitavas da Liberta nesta terça (19)

O São Paulo recebe na noite desta terça-feira (19), o Atlético Nacional, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo da volta acontece...

Mais Radar

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

O Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa Bolsa Família...

UBSs passam a oferecer exame de prevenção do câncer de colo do útero

A tecnologia inovadora voltada ao rastreamento do câncer de colo do...

Apoio técnico e crédito rural garantem R$ 5 milhões à agricultura no DF

O apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do...

Cidadãos podem verificar pendências tributárias em canais digitais do GDF

Contribuintes do Distrito Federal que desejam verificar a situação de tributos...

Biblioteca Nacional de Brasília promove aulões gratuitos para o CPNU 2

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai oferecer aulões gratuitos para...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.