O ASSUNTO É

Proposta de Eduardo Pedrosa, que unifica imposto para serviços de informática, é aprovada

Publicado em

Após conversar com representantes do setor tecnologia e informática, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC), apresentou um Projeto de Lei Complementar 20/2019, unificando o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

 

“Queremos sanar o equívoco de interpretação na aplicação da legislação tributária. Essa é uma área fundamental para o desenvolvimento do DF, porém o setor não tem segurança jurídica em relação a alíquota de ISS. Apesar da Lei determinar que a alíquota de 2% para os serviços do segmento, algumas interpretações diferentes fizeram com que empresários auditados fossem taxados retroativamente com alíquotas de até 5%”, explica o autor da proposta.

É importante ressaltar que o PLC não modifica a carga tributária, afinal a alíquota de ISS em vigor para os prestadores de serviço de informática já está fixada em 2%.

A única modificação foi a inserção da expressão “independentemente do fornecimento ou não de mão de obra temporária”, nos incisos VI e VII do parágrafo único do art. 1º projeto de lei complementar.

“A proposição não trata de renúncia de receita ou cria despesas, apenas garante a mesma carga tributária para os prestadores de serviços de informática”, afirma  Pedrosa.

Em diversas ocasiões a fiscalização tributária tem entendido que quando o desenvolvedor de um programa de computador coloca um ou alguns de seus empregados para por exemplo dar treinamento, proceder a instalação ou adequação de máquinas ou compatibilização de seu software com os já existentes de seu cliente, ocorre o desenquadramento da atividade de prestação de serviços de informática e congêneres e desta forma acarreta a imediata incidência da alíquota de 5% sobre o valor da operação.

O Projeto de Lei Complementar ainda precisa ser sancionado pelo Governador Ibaneis Rocha.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos Ministérios com uma programação diversificada e atrações para todas...

Mais Radar

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai...

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»