O ASSUNTO É

Projeto quer autorizar plantio de maconha no DF para uso medicinal

Publicado em

Um novo Projeto de Lei (PL) começou a tramitar nessa quinta-feira (9), na Câmara Legislativa (CLDF). Segundo o texto, associações de pacientes do Distrito Federal que tenham prescrição médica para realizar tratamento à base de maconha podem ganhar permissão para cultivar a planta.

Além de buscar garantir o direito ao acesso a esse modelo de terapia, a lei quer expandir as pesquisas relacionadas à planta. A proposta é de autoria do deputado distrital Gabriel Magno (PT).

O parlamentar destaca que as associações que receberem autorização para o plantio devem contar, obrigatoriamente, com um profissional médico e farmacêutico para “indicação, acompanhamento e tratamento dos pacientes associados”, conforme diz o texto.

A proposta sugere ainda que as entidades poderiam realizar convênios e parcerias com instituições de ensino e pesquisas, “objetivando apoio para análise dos remédios, com a finalidade de garantir a padronização e segurança para o tratamento dos pacientes”.

De acordo com o distrital, a justificativa para implantar o PL na capital é que outros estados no Brasil já aprovaram normas para o uso da cannabis medicinal. Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco são exemplos de regiões que aderiram ao método.

De acordo com o deputado, a aprovação da matéria traria “inúmeros benefícios para o Distrito Federal, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de novos estudos científicos e novas tecnologias de medicamentos, como também com o incremento na arrecadação de tributos e a geração de empregos”.

No entanto, o PL precisa passar pelo mérito em duas comissões diferentes, além de ter a constitucionalidade avaliada em outra comissão, para então ser aprovado. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

ABBP tem prestação de contas de 2025 aprovada em assembleia

Em assembleia-geral realizada em Brasília, representantes de portais de notícias associados da ABBP aprovaram por unanimidade a prestação de contas de 2025. Conselho Fiscal elogiou a gestão e destacou o equilíbrio patrimonial da entidade.

Autódromo Internacional de Brasília será palco da Corrida do Milhão da Stock Car 2026

Em 2026, o Autódromo Internacional de Brasília voltará a sediar uma...

Vinte mil vagas serão abertas para 53ª edição da Corrida de Reis

Dentre as novidades da 53ª edição da Corrida de Reis, em...

Distrito Federal sedia etapa de torneio nacional de xadrez

Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) traz...

GDF apresenta modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do DF

A modernização do Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR-DF),...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.