Cerca de 30 professores da rede pública do Distrito Federal tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação para produção audiovisual voltada à educação fiscal. Participam da iniciativa cerca de 60 escolas.
O projeto fez parte das atividades do Educação Fiscal EnCena, voltado para professores e estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Além de compartilhar ideias, durante as aulas de produção audiovisual, os docentes puderam aprender como criar atividades e conteúdos educacionais em vídeo e conheceram técnicas de produção de roteiros.
As aulas também abordaram edição de vídeos e conteúdos relacionados à educação fiscal para crianças e adolescentes. O EnCena existe desde 2021 e é direcionado às escolas da rede pública.
A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Economia e de Educação, além da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e da Receita Federal. Os professores são estimulados a desenvolver conteúdos audiovisuais sobre temas como cidadania, combate à corrupção e arrecadação de impostos.
A proposta pedagógica do EnCena envolve várias ações, tais como a utilização de um aplicativo gamificado, acesso a mídias digitais, produção audiovisual, capacitação de professores e uso de metodologias ativas para gerenciamento dos processos de ensino e de aprendizagem.