O Governo do Distrito Federal (GDF) está concluindo a construção da bacia de detenção do programa Drenar DF, um dos maiores projetos de escoamento e captação de águas pluviais já realizados na capital.
Localizada no Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte, uma bacia foi projetada para garantir que a água da chuva seja devolvida à natureza de forma segura e sustentável, sem causar danos ao meio ambiente.
A infraestrutura recebe água através de um túnel com 3,60 metros de diâmetro e desenvolve ao ambiente por uma galeria de 2,60 metros, reduzindo a vazão de 42,72 m³/s para 10,37 m³/s.
Para sua construção, foram escavados 246,5 m³ de solo, sendo 90% material argiloso. A terra removida foi reaproveitada em obras viárias no Jóquei Clube, demonstrando o compromisso do projeto com práticas de reutilização de recursos.
A do local será garantida com cercas de aço galvanizado de segurança de 1,01 m de altura, placas informativas e um sistema de reforço de taludes de 2.950 m², o terramesh, que combina estruturas metálicas, solo compactado e materiais geossintéticos.
A manutenção da bacia e dos túneis será realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), garantindo que o sistema continue operando de forma eficiente e segura, preservando o meio ambiente e beneficiando a população do Distrito Federal.