O ASSUNTO É

Projeto de Lei sugere saque de crédito para usuário do cartão mobilidade

Publicado em

Foi protocolado na Câmara Legislativa do DF (CLDF) um Projeto de Lei (PL) que busca garantir que os donos dos cartões mobilidade e vale-transporte sejam avisados do fim do prazo de um ano e tenham a opção de sacar ou renovar o valor acumulado.

O PL é referente à medida que dá validade para o crédito do vale-transporte e cartão mobilidade. O único direcionamento é que a renovação ou saque do dinheiro deve ocorrer pessoalmente. A proposta é de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol).

O texto propõe que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) avise aos usuários “sobre a existência de créditos expirados e a possibilidade de resgatá-los ou revalidados”. O documento não descreve qual o prazo que o cidadão teria para informar à pasta que gostaria de manter o dinheiro.

O Banco de Brasília (BRB) ficaria responsável pelos procedimentos operacionais junto à Semob. A determinação de vencimento dos créditos está prevista no Decreto nº 43.899/2022, publicada no Diário Oficial do dia 31 de janeiro.

Segundo o texto regulamentado pela Portaria n° 35, os créditos armazenados nos cartões devem perder validade após um ano acumulados.

Conforme a Secretaria, os créditos expirados serão destinados ao Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). Além disso, a medida serve para manter as tarifas em valores acessíveis aos usuários.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem...

Regulamentada concessão para profissionais que atuam com explosivos e pirotecnia no DF

Foi publicada a Portaria nº 312/2025, que regulamenta a concessão da...

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.