O Programa Conexão Cultura DF é voltado à qualificação, promoção, difusão e intercâmbio da arte e cultura produzida no Distrito Federal, tanto em nível nacional quanto internacional.
O objetivo é viabilizar a participação dos artistas em cursos, feiras e outros eventos e é aberto a qualquer agente cultural que tenha Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac).
Todas as despesas para participar de eventos fora do DF são custeadas pelo programa. O edital permite inscrições do início ao fim do ano, a depender da data em que o artista precisar do apoio financeiro.
O recurso disponibilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para a utilização do Conexão Cultura foi de R$ 3.970.404.
“A partir do momento que a gente possibilita o agente cultural levar o seu trabalho para outros locais, dentro e fora do país, fortalece e acredita no seu trabalho, estimulando que a cultura seja, de fato, difundida. Os agentes culturais podem contar com esse incentivo para se qualificar e promover o seu trabalho”, diz o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.
Distribuído entre quatro linhas de atuação, o valor tem circulação nacional, internacional e mista.
O projeto inclui participação em eventos estratégicos nacionais e internacionais; promoção de plataformas e, com os artistas do Distrito Federal, intercâmbios de residências artísticas, técnicas de injeção cultural e cursos de capacitação de duração de até seis meses.