O Programa de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) é voltado para o combate às agressões e abusos no âmbito familiar, sobretudo contra mulheres, no Distrito Federal.
O projeto é coordenado pela Polícia Militar (PMDF) e já realizou, entre janeiro e maio deste ano, 10.318 visitas a 1.972 famílias em contexto de violência.
Regulamentado em 2021, o programa se resume em um policiamento orientado feito após o atendimento emergencial às vítimas, com o objetivo de enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar. As ações são realizadas por métodos educativos e intervenções nos núcleos familiares.
As visitas ocorrem a cada 15 dias, enquanto perdurarem os fatores de riscos. Capacitados para atuar contra a violência doméstica, o acompanhamento é feito por policiais militares voluntários.
Dentre os cuidados, a vítima é orientada sobre os direitos e as providências que podem tomar em relação ao fato. Além disso, a família e o autor da violência também são acompanhados pelos policiais.
“Assim podemos verificar in loco como está a situação daquele núcleo familiar e os encaminhamentos que vão sendo tomados a partir de outros órgãos”, afirma a chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública da PMDF, major Isabela Almeida. “A vítima sente que tem apoio e o autor vê que a polícia está acompanhando o caso e que pode ser penalizado. Isso cria segurança”.