O ASSUNTO É

Presidente do DER-DF explica como é definida a velocidade das vias

Publicado em

O esquema de velocidade das rodovias de Brasília foi explicado pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, em entrevista, na manhã desta quinta-feira (4).

O gestor destacou o motivo pelo qual não houve redução do limite máximo de circulação no Eixão nem aumento dele na principal pista do Lago Norte. Segundo ele, a velocidade média no Eixão, por exemplo, é de 63 quilômetros por hora, apesar de o máximo permitido ser 80km/h.

“Nossa tarefa é difícil, porque tem de conciliar fluidez de trânsito com segurança viária. O carro tem de andar de forma segura e não causar problema para pedestre, ciclista e ônibus. Temos de harmonizar. Se eu abaixo, lá no Eixão, para menos de 80km/h, a velocidade média, que era 63km/h, cairia para 40km/h”, disse o presidente.

Outro ponto destacado foi a principal via do Lago Norte, que tem velocidade máxima de 60 km/h. Nacfur ressaltou que o trecho passou por avaliação para ter o limite aumentado para 80km/h. Mesmo assim, a velocidade atual foi mantida pelo DER-DF.

O presidente enfatizou que não seria possível manter uma rodovia a 80km/h em um lugar com tanto movimento de veículos e pessoas. “Estamos fazendo estudos, e pode ser que cheguemos à conclusão de que tenhamos de baixar a velocidade”, acrescentou ele.

A velocidade das vias é definida por meio de um projeto de educação, fiscalização e engenharia, segundo Fauzi. Ele ainda citou a Via Estrutural como exemplo de pista, que pode atender aos 80km/h com tranquilidade. “A Estrutural é via de ligação, com pouquíssimos acessos de entrada ou saída”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Inscrições para Jogos Escolares 2025 terminam nesta sexta (4)

As inscrições para os Jogos Escolares de 2025, se encerram nesta...

Brasília comemora 28 anos da faixa de pedestre

No mês de abril, Brasília comemora 28 anos da faixa de...

GDF amplia vagas no Centro Esportes com novo chamamento público

Foi publicado um novo chamamento público para ampliar o atendimento no...

DF restringe horário de distribuidoras de bebidas

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou no Diário Oficial do...

GDF decreta ponto facultativo em 17 de abril e gratuidade no transporte

Segundo determinação do governador Ibaneis Rocha, o dia 17 deste mês...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.