O ASSUNTO É

Portaria formaliza programa internacional de uso racional de sangue no DF

Publicado em

Coordenada pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), foi publicada a portaria que formaliza o Programa de Gerenciamento do Sangue do Paciente (PBM). A ideia é internacionalmente reconhecida e visa otimizar o cuidado aos pacientes.

O programa visa qualificar profissionais de saúde no diagnóstico, manejo e tratamento de anemia e deficiência de ferro, reduzir o uso indevido de hemocomponentes, promover conceitos de preservação do sangue em ambientes clínicos e cirúrgicos, qualificar o procedimento de transfusão, entre outras ações.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a criação do programa ajudará no uso racional dos recursos e na melhoria do atendimento ao público. “O PBM é fundamental para manter a sustentabilidade dos sistemas de gerenciamento de sangue e hemoderivados, além de evitar o desperdício de um material tão escasso”.

Entre os focos da medida estão o manejo adequado da anemia, a preservação do sangue do próprio paciente e o uso mais restritivo de transfusões.

O PBM foi aprovado em 2010 pela Assembleia Mundial da Saúde, tendo sido adotado como padrão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2011. Desde então, diversos países, como Austrália e membros da União Europeia, vêm aplicando a metodologia. No Brasil, estados como São Paulo e Ceará estão em estágios avançados de implementação.

Com a criação do programa no DF, a expectativa é modernizar a gestão do sangue nos hospitais locais e elevar o padrão de atendimento em saúde pública.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fies terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Metade das vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único...

Mais Radar

Nota Legal: Indicação de créditos antecipada até 20/01 no DF

Contribuintes do Nota Legal já podem indicar créditos para descontos no IPVA e IPTU. O prazo, antecipado para garantir emissão dos boletos com desconto, vai até 20 de janeiro. Acesse o site oficial e aproveite!

DF registra redução de 19% nas mortes no trânsito em 2024

De acordo com a Gerência de Estatística de Acidentes de Trânsito...

Liberados mais de R$ 24 milhões para pagamento do Prato Cheio

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) liberou R$ 24.828.750 para pagamento...

Últimos dias para inscrição no programa de bolsas de estudo do GDF

O programa de concessão de bolsas de estudo do Governo do...

Cief abre vagas para jovens com novas opções esportivas em 2025

Para alunos da rede pública do Distrito Federal interessados em praticar...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação