O ASSUNTO É

Por sacrificar população, com prejuízos bilionários, GDF resolve privatizar Metrô-DF

Publicado em

A maioria dos metroviários não queria greve, mesmo assim foi aprovada em assembleia geral e chega ao seu quinto dia de paralisação. Por causa do movimento e somado ainda  a prejuízos bilionários, contabilizados nos últimos oito anos, o GDF publicou nesta segunda-feira (06/05), no Diário Oficial, edital para a privatização do Metrô de Brasília. A decisão pegou os metroviários de surpresa

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Manifestação de interesse publicada no edital pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, para a privatização do Metrô do Distrito Federal, caiu como um balde de água fria sobre o acirramento grevista dos 1.300 metroviários que reivindicam aumento de salário e redução da jornada de trabalho de oito para seis horas.

As empresas interessadas na compra deverão apresentar “projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão para gestão, operação, manutenção e eventual expansão  dos serviços de transporte metroviário do Distrito Federal. ”

As regras se referem, por exemplo, à continuidade das obras das estações da 106 Sul e da 110 Sul.

Em 2017, quando as licitações foram lançadas, o GDF chegou a anunciar que as novas paradas entrariam em operação em julho de 2018. Isso não aconteceu. O pepino chegou as mãos de Ibaneis.

A prestação de serviços deficientes somado ao histórico de prejuízos contabilizados pelas greves e falta de manutenção dos trens foi um dos pontos que levaram o GDF tomar a decisão de privatizar os serviços metroviários.

Em 2016, o prejuízo do Metrô-DF com a greve que durou 38 dias ultrapassou os R$ 5 milhões.

A circulação de trens apenas em horários de pico nos dias úteis prejudicou as contas da empresa e a população . Liberação de catracas por falta de funcionários também contribuiu para déficit.

Em 2017, os metroviários fecharam 24 estações do metrô. A empresa deixou de arrecadar mais de R$ 6,35 milhões.

Em 2018 não houve a paralisação diante de um acordo feito entre o governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários (SindMetrô/DF) mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10 Região (TRT-10).

Em janeiro, logo que tomou posse, o governador Ibaneis Rocha, diante do relatório contábil dos últimos oito anos, chegou a conclusão que a Companhia dá um prejuízo de R$300 milhões por ano.

“Quem paga a salgada conta é o contribuinte”, disse Ibaneis.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiânia recebe a 17ª Largada dos Sertões maior rally das Américas

Pela 17ª vez, Goiânia foi a cidade escolhida para receber a largada dos Sertões, o maior rally das Américas, que comemora 33 anos de...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.