Moradores, comerciantes e líderes comunitários participaram da 1ª Audiência Pública do Trânsito de São Sebastião que nos últimos 10 anos dobrou a sua população e, consequentemente, a quantidade de veículos, que circulam na cidade, cresceu ainda mais
Por Toni Duarte//RADAR-DF
A iniciativa do administrador Alan Valim, que contou com o apoio dos vários segmentos da comunidade tem o objetivo de criar novas regras na circulação de veículos com o objetivo de disciplinar o conturbado trânsito e a criação de novos estacionamentos públicos na cidade.
“Nos últimos 10 anos o número de habitantes dobrou, tínhamos aproximadamente 90 mil e hoje contamos com 180 já se aproximando dos 200 mil com o advento do bairro Crixás que abrigará mais de 45 mil pessoas. Isso é preocupante se não houver ações para mitigar os impactos na cidade”, disse Alan Valim ao destacar a importância do debate do assunto em audiência pública.
A preocupação do administrador regional se baseia em uma equação simples: quanto maior a população de uma cidade. maior é o número de veículos trafegando pelas ruas.
Com a ocupação do novo bairro milhares de pessoas passarão pela Avenida São Sebastião, a principal via de trânsito da cidade que acumula um histórico de muitos acidentes.
Os engarrafamentos em horário de pico passou a ser uma rotina na vida de quem vai ou retorna do trabalho. Stress total.
“Nós estamos aqui para fazer esse debate com vocês com vistas a produção de resultados para melhorarmos esse fluxo”, pontuou Valim.
A audiência pública, que contou com a participação de engenheiros de trânsito do Detran DF, obteve mais de 15 manifestações por formulário dos presentes. Além disso, várias pessoas fizeram o uso da palavra ao microfone.
A comerciante Layse Chagas é dona de um estabelecimento na Avenida São Sebastião e falou sobre o receio de mudanças no recuo na frente da loja.
“A rua da Gameleira inteira não tem estacionamento pra nada, já recuamos e ainda podem tirar esse estacionamento? Para nós iria prejudicar muito”, indagou.
Ela também comentou sobre o quebra-mola na via, para ela deveria haver mais um quebra-mola ao invés de semáforo para quem está vindo do bairro São Francisco.
O técnico da Diretoria de Engenharia do Detran, Igor Ataídes, fez alguns esclarecimentos para a cidadã.
“As normas de segurança orientam para que não sejam posicionados estacionamentos próximos de curvas porque gera riscos para os motoristas. Pelo projeto da secretaria de desenvolvimento urbano essa área é para calçadas, nós não criamos novos estacionamentos, mas precisamos que eles falem para gente que o local pode ser para estacionamento”, explicou.
Todas os questionamentos foram ouvidos e debatidos ao decorrer da Audiência Pública até às 22 horas da última quarta-feira (24).
Alguns que não deram tempo de serem lidos serão respondidos posteriormente para o cidadão por e-mail ou carta.
O administrador Alan Valim avaliou como “bastante positivo” os debates ocorridos durante a audiência pública do trânsito de São Sebastião.
Ele afirmou ao Radar que qualquer interferência a ser feita para diminuir o impacto do trânsito em São Sebastião, vai exigir obras de grande porte.
A audiência pública gerou uma ata a qual será encaminhada a Secretaria de Obras.
“Irei marcar ainda esta semana uma reunião com o secretário de obras para que na Lei de Orçamento Anual, que vai entrar em vigor em 2020, possa ser incluídos recursos para a mobilidade urbana de São Sebastião”, disse.
*RADAR-DF/ Com informações Secon ARSS
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