O ASSUNTO É

População de São Sebastião debate melhorias para o trânsito da cidade

Publicado em

Moradores, comerciantes e líderes comunitários participaram da 1ª Audiência Pública do Trânsito de São Sebastião que nos últimos 10 anos dobrou a sua população e, consequentemente, a quantidade de veículos, que circulam na cidade, cresceu ainda mais

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A iniciativa do administrador Alan Valim, que contou com o apoio dos vários segmentos da comunidade tem o objetivo de criar novas regras na circulação de veículos com o objetivo de disciplinar o conturbado trânsito e a criação de novos estacionamentos públicos na cidade.

“Nos últimos 10 anos o número de habitantes dobrou, tínhamos aproximadamente 90 mil e hoje contamos com 180 já se aproximando dos 200 mil com o advento do bairro Crixás que abrigará mais de 45 mil pessoas. Isso é preocupante se não houver ações para mitigar os impactos na cidade”, disse Alan Valim ao destacar a importância do debate do assunto em audiência pública.

A preocupação do administrador regional se baseia em uma equação simples: quanto maior a população de uma cidade. maior é o número de veículos trafegando pelas ruas.

Com a ocupação do novo bairro milhares de pessoas passarão pela Avenida São Sebastião, a principal via de trânsito da cidade que acumula um histórico de muitos acidentes.

Os engarrafamentos em horário de pico passou a ser uma rotina na vida de quem vai ou retorna do trabalho. Stress total.

“Nós estamos aqui para fazer esse debate com vocês com vistas a produção de resultados para melhorarmos esse fluxo”, pontuou Valim.

A audiência pública, que contou com a participação de engenheiros de trânsito do Detran DF, obteve mais de 15 manifestações por formulário dos presentes. Além disso, várias pessoas fizeram o uso da palavra ao microfone.

A comerciante Layse Chagas é dona de um estabelecimento na Avenida São Sebastião e falou sobre o receio de mudanças no recuo na frente da loja.

“A rua da Gameleira inteira não tem estacionamento pra nada, já recuamos e ainda podem tirar esse estacionamento? Para nós iria prejudicar muito”, indagou.

Ela também comentou sobre o quebra-mola na via, para ela deveria haver mais um quebra-mola ao invés de semáforo para quem está vindo do bairro São Francisco.

O técnico da Diretoria de Engenharia do Detran, Igor Ataídes, fez alguns esclarecimentos para a cidadã.

“As normas de segurança orientam para que não sejam posicionados estacionamentos próximos de curvas porque gera riscos para os motoristas. Pelo projeto da secretaria de desenvolvimento urbano essa área é para calçadas, nós não criamos novos estacionamentos, mas precisamos que eles falem para gente que o local pode ser para estacionamento”, explicou.

Todas os questionamentos foram ouvidos e debatidos ao decorrer da Audiência Pública até às 22 horas da última quarta-feira (24).

Alguns que não deram tempo de serem lidos serão respondidos posteriormente para o cidadão por e-mail ou carta.

O administrador Alan Valim avaliou como “bastante positivo” os debates ocorridos durante a audiência pública do trânsito de São Sebastião.

Ele afirmou ao Radar que qualquer interferência a ser feita para diminuir o impacto do trânsito em São Sebastião, vai exigir obras de grande porte.

A audiência pública gerou uma ata a qual será encaminhada a Secretaria de Obras.

“Irei marcar ainda esta semana uma reunião com o secretário de obras para que na Lei de Orçamento Anual, que vai entrar em vigor em 2020, possa ser incluídos recursos para a mobilidade urbana de São Sebastião”, disse.

*RADAR-DF/ Com informações Secon ARSS

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Fiscalização autua 88 condutores alcoolizados no fim de semana

Os agentes de trânsito abordaram 650 condutores e realizaram 560 testes de etilômetro. Em algumas operações, as equipes do Detran-DF contaram com o apoio da Polícia Militar (PMDF).

Hemocentro lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (25), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) inicia a...

Escola Pública de Trânsito atendeu 7 mil alunos em capacitação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) oferece todos os...

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai...

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação